Vale-combustível: Tire suas dúvidas e entenda como funciona esse benefício

A questão da mobilidade dos colaboradores das empresas demanda uma solução muito mais completa do que o simples oferecimento de um vale-transporte. Cada funcionário tem uma realidade diferente, então, os benefícios não podem ter um modelo engessado. 

Leia este post e saiba mais sobre o vale-combustível!

O que é vale-combustível?

O vale-combustível é um tipo de benefício que permite que o colaborador abasteça seu próprio veículo quando precisar se deslocar até a empresa. Essa solução é a ideal em diversos casos, pois nem todos os colaboradores utilizam o vale-transporte como estratégia de locomoção.

Isso faz com que a ida e volta para o trabalho, bem como a visita a clientes ou viagens de negócios, sejam mais práticas e demandem menos burocracia na questão do combustível.

Como funciona e como usar

O vale-combustível pode funcionar de duas maneiras. A primeira é com o pagamento do combustível feito pelo próprio colaborador que o utiliza para se deslocar. O profissional guarda os recibos e cupons fiscais, entrega-os para a empresa e recebe um reembolso do valor utilizado.

Essa solução, embora já tenha sido muito utilizada ao longo dos anos, não é a mais eficiente. Algumas vezes, o profissional pode não ter o valor necessário para colocar o combustível, o reembolso pode atrasar, os comprovantes de pagamento podem ser extraviados, entre outros problemas.

Para resolver isso, é possível contar com um cartão de benefícios flexíveis. Ele pode contar com uma solução completa de mobilidade, permitindo que os profissionais possam escolher entre usar o benefício para colocar combustível, andar de ônibus ou usar apps de transporte, por exemplo.

Principais dúvidas sobre o benefício de combustível

Veja algumas dúvidas comuns sobre o pagamento do vale-combustível:

É descontado da folha de pagamento?

Não. Segundo a legislação vigente, o vale-combustível não pode ter o desconto dos 6% do salário, como ocorre com o vale-transporte, por exemplo.

Qual é a diferença entre vale-transporte e vale-combustível?

O vale-transporte é um benefício obrigatório e previsto em lei. O colaborador pode solicitá-lo para se deslocar até a empresa por meio do transporte público, por exemplo. Já o vale-combustível é uma modalidade de benefício que permite que a empresa pague o combustível gasto pelo colaborador para se deslocar até a empresa com seu próprio veículo, por exemplo.

O vale-combustível substitui o pagamento em dinheiro?

Caso seja feita a troca do reembolso em dinheiro pelo vale-combustível, ou até mesmo por uma solução mais completa em mobilidade, como o cartão de benefícios flexíveis, não é necessário realizar o pagamento em dinheiro.

Solução completa em mobilidade com a Flash Benefícios

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil! Oferecemos uma solução completa em mobilidade por meio do nosso cartão Mastercard. Com ele, os colaboradores recebem um vale-mobilidade que pode ser utilizado em apps de transporte, ônibus, postos de gasolina, entre outros. Para isso, o RH da empresa insere e administra o benefício em uma plataforma digital com baixos custos de operação.

Continue navegando no site da Flash para saber mais sobre os benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *