Transformação digital no recrutamento

O quinto dia do RH Summit contou com a participação da palestra Transformação digital no recrutamento, com Daniel Campos, diretor executivo RH da Ânima Educação.

O quinto dia do RH Summit contou com a participação da palestra Transformação digital no recrutamento, com Daniel Campos, diretor executivo RH da Ânima Educação.

image1-Jun-25-2021-08-37-52-05-PM

Na palestra, foi abordada a importância da tecnologia no RH. Viemos de uma história, desde a Revolução Industrial, de que as empresas enxergam as pessoas como recursos.

Com a digitalização da economia, algumas profissões deixaram de existir. Demandas de trabalho não se ligam mais com o formato das profissões que existiam antes da digitalização. Dessa forma, as empresas não encontram mais essas profissões, porque elas deixaram de existir.

A palestra ainda apontou a necessidade de criar novos formatos para treinar pessoas e profissões que, às vezes, nem nome possuem ainda, desenhando, assim, novos trabalhos e formas de contratar pessoas.

O painel ainda mostrou que a pandemia de Covid-19 piorou algumas relações, como aquelas que eram feitas diretamente com a liderança. As metodologias ágeis, por exemplo, apontadas no painel como sendo as do futuro, têm como princípio o contato presencial com as pessoas.

Algumas áreas inclusive achavam que nunca poderiam funcionar a distância, mas, com a pandemia, tiveram que se adaptar. Atualmente, estar longe é tratado como normal, porém, a mudança brusca foi apontada como sendo um desafio.

A palestra mostrou também que muitos pontos do mercado de trabalho não vão mais retornar ao modelo antigo, como as realizações remotas, que devem continuar.

Além disso, o setor de RH terá desafios para resolver após a pandemia de Covid-19, que dizem respeito, por exemplo, ao retorno aos escritórios e à readaptação ao modelo que o trabalho era feito antes, e não se sabe ainda como será.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *