Trabalho híbrido: entenda como colocar em prática na sua empresa

Saiba agora o que é trabalho híbrido e como ele pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade. Leia no blog da Flash!

Muito antes da pandemia, o modelo de trabalho híbrido já era uma tendência entre empresas de todo o Brasil. Apesar de sua popularidade e eficiência, muitas empresas ainda precisam conhecer – e testar! – o modelo de trabalho híbrido. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre como o departamento de gestão de pessoas pode implementar tal regime de trabalho e quais são suas principais vantagens. Esperamos que essa possa ser uma leitura proveitosa, que ajude a aperfeiçoar ainda mais o clima organizacional da sua empresa. Vamos lá? 

Home Office Trabalho Híbrido

O que é trabalho híbrido?

No trabalho híbrido, os colaboradores podem escolher desempenhar suas funções profissionais na sede da empresa, em seus escritórios domésticos ou em qualquer outro lugar. Esse modelo é caracterizado pelo poder de escolha dado ao colaborador, que pode trabalhar remotamente, se assim desejar. 

O trabalho híbrido incentiva o conforto dos colaboradores, focando em sua produtividade e não nas horas trabalhadas, necessariamente. Muitas empresas optam por implementar o trabalho remoto gradualmente, oferecendo o benefício em determinados dias da semana. Na hora da implementação, o que vale é entender qual é o modelo que mais se adequa aos seus colaboradores, a fim de garantir a máxima satisfação da equipe. 

Por que implementar o trabalho híbrido? 

Existem muitas vantagens em adotar o modelo híbrido de trabalho, mesmo quando as medidas de distanciamento social não forem mais necessárias. Nos próximos tópicos, falamos brevemente sobre algumas das principais delas.

Diminuição do absenteísmo e dos atrasos

O tempo de locomoção entre a residência e o trabalho pode causar atrasos, afinal, o trânsito é sempre imprevisível. Dessa maneira, permitir que o trabalho de casa seja uma opção garante mais flexibilidade e pontualidade, evitando faltas e atrasos recorrentes. 

Aperfeiçoamento dos processos

Para garantir que colaboradores possam desempenhar suas tarefas de qualquer lugar, é muito importante ter processos internos claros e bem delimitados. Esse é um cuidado que pode beneficiar outros aspectos além do trabalho remoto, tornando a comunicação mais clara e minimizando o espaço para erros. 

Aumento da satisfação

Ter o poder de escolha é, certamente, um fator que vai agradar os colaboradores da sua empresa. Isso pode tornar o seu trabalho mais produtivo e diminuir os índices de turnover das equipes. 

Diminuição de custos

O modelo de trabalho híbrido permite que empresas tenham escritórios com estrutura reduzida. Isso pode se refletir em uma considerável economia com contas de luz, aluguel e todos os outros gastos relacionados a manter um grande imóvel. 

Como colocar em prática o trabalho híbrido na sua empresa?

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados ao se implementar o modelo de trabalho híbrido em uma empresa. Aqui vão algumas dicas de como tornar essa transição mais proveitosa para todos: 

Invista em soluções de tecnologia

Desde o controle de ponto até a gestão de benefícios e a proteção das informações da empresa, você precisa contar com ferramentas tecnológicas para garantir que toda a operação vai melhorar o desempenho de seus colaboradores. 

Ofereça Auxílio Home Office

Trabalhar de casa pode ser muito proveitoso, principalmente se for oferecido um pacote de benefícios específicos para essa função, como o Auxílio Home Office, um dos principais tipos de benefícios flexíveis. Ele engloba valores a serem utilizados no pagamento de contas de consumo, compra de materiais de escritório e mais. 

Use soluções de comunicação efetivas

Evite manter a comunicação profissional em meios pessoais, como em aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo, e invista em soluções de comunicação exclusivas para o time. Elas ajudam a manter a produtividade em alta e garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página.

A relação entre trabalho híbrido e os benefícios flexíveis

Oferecer a opção de escolha aos colaboradores demonstra uma grande preocupação com o seu conforto e satisfação. Por isso, oferecer benefícios flexíveis – ou seja, um pacote de benefícios com diversas opções – é elevar ainda mais a proposta da sua empresa. 

Com esses benefícios, seus colaboradores podem ter uma experiência ainda melhor, utilizando o seu saldo da maneira que lhes for mais conveniente. A Flash, por exemplo, oferece diversas soluções de mobilidade, alimentação, cultura, bem-estar e muito mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *