Tendências para o futuro do RH pós-pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas mudanças foram impostas ao redor do mundo – e, no ambiente corporativo, isso não foi diferente. 

As empresas tiveram que fazer diversas adaptações para se adequar às tendências para o futuro do RH, como os regimes de trabalho home office, mais atenção à saúde e ao bem-estar, autonomia profissional, entre outras questões que já são tendência para o próximo ano.

Tendências para o futuro do RH

Empresas em home office ou modelo híbrido

Muitas empresas tiveram que aderir ao regime home office para darem andamento ao trabalho que era feito presencialmente. Havia uma resistência em migrar para o home office devido à falta de experiência dos colaboradores e a dificuldade de estabelecer uma estrutura a distância que realmente funcionasse.

Porém, com a pandemia, isso foi possível – e as expectativas das empresas foram até superadas! Algumas até conseguiram crescer em meio às adversidades, demonstrando que o home office funciona muito bem quando há empenho empresarial.

O regime híbrido, o qual acontece de modo presencial e remoto, também é uma tendência para 2022. Nesse caso, o escritório é utilizado para brainstorms, apresentações e demais processos criativos, fazendo com que a produção em si aconteça remotamente.

Saúde e bem-estar

Outra tendência que muito provavelmente vai prevalecer para o próximo ano é o aumento nos cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. A pandemia demonstrou que estar com a saúde mental em dia é fundamental para manter os colaboradores felizes e produtivos.

Dessa forma, é muito importante estar atento a essa questão no pós-pandemia, não só em relação à saúde mental como à física também. Um bom plano de saúde, além de medidas como palestras e workshops de saúde, por exemplo, podem ser uma constante nas melhores empresas do mercado.

Autonomia

Com a pandemia e o trabalho remoto andando juntos, as empresas tiveram que ceder mais autonomia e flexibilidade para os colaboradores. O que antes era resolvido por meio de diversas reuniões, agora se torna mais fácil de lidar, com o aumento da liberdade para resolver os desafios do dia a dia a distância.

Essa autonomia permitiu que as empresas pudessem se manter produtivas, bem como fez com que os colaboradores tivessem mais responsabilidades e, até mesmo, trouxessem soluções inovadoras em muitos casos.

Benefícios flexíveis: como implementá-los?

Devido a todas as tendências para o futuro do RH trazidas pela pandemia – e que vão se manter para o ano de 2022 –, é importante que as empresas estejam atentas. Uma excelente forma de manter o trabalho home office, a saúde, o bem-estar e a autonomia dos profissionais é o oferecimento de benefícios flexíveis.

Um desses benefícios pode ser o Auxílio Home Office, por exemplo, que ajuda os colaboradores a terem toda a estrutura de que precisam para trabalhar em casa. O plano de saúde, por sua vez, facilita seu acesso à saúde física e mental. 

Por fim, a autonomia pode ser proporcionada por meio de um cartão de benefícios flexíveis com uma bandeira conhecida, como a Mastercard, que está na solução oferecida pela Flash Benefícios!

Saiba mais sobre a Flash 

A Flash oferece às empresas uma solução completa para que elas se posicionem de acordo com as tendências para o futuro do RH. Os benefícios são disponibilizados em uma plataforma digital completa, que pode ser administrada pelo setor de RH das empresas. Já os colaboradores recebem um cartão físico de benefícios flexíveis com bandeira da Mastercard, que pode ser utilizado em inúmeros estabelecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *