Tecnoblog com highlights do Tecnocast

O mercado de benefícios corporativos movimenta R$ 150 bilhões todos os anos no Brasil. Esse número é muito expressivo, mas o que mais impressiona é que a maior parte desse valor está concentrada em quatro grandes empresas.

Os benefícios mais comuns são o vale-alimentação e o vale-refeição, que usualmente são entregues aos colaboradores por meio de um cartão com apenas uma bandeira. 

Isso faz com que os profissionais acabem ficando muito presos às restrições da bandeira e da utilização desses benefícios. 

Para resolver esse problema, surgem os benefícios flexíveis, que, por sua vez, dão muito mais autonomia e liberdade para os colaboradores.

Para saber mais sobre os benefícios flexíveis, o Tecnocast, podcast do Tecnoblog, recebeu Pedro Lane, um dos fundadores da Flash Benefícios, no episódio 206, que teve a participação de Paulo Higa e Thiago Mobilon.

Benefícios corporativos

Durante o bate-papo, os participantes conversaram sobre os benefícios obrigatórios por lei e os benefícios que são ofertados como diferenciais pelas empresas, como vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, previdência privada, auxílio-creche, vale-combustível e vale-cultura.

“O funcionário fica mais satisfeito por trabalhar ali porque a empresa oferece algo além. A empresa o valoriza mais” – Tecnocast

Oferecer benefícios é uma ótima forma de atrair e reter talentos, além de favorecer a marca empregadora da empresa, já que os profissionais levam muito em consideração o pacote de benefícios na hora de avaliar uma vaga de emprego.

No entanto, o modelo engessado dos benefícios fez com que diversos deles, como o vale-combustível e o vale-cultura, ficassem em desuso devido à pandemia. Isso colocou em evidência os benefícios flexíveis, já que, por meio desse modelo, o setor de RH das empresas pode escolher outros benefícios mês a mês para oferecer aos seus colaboradores.

Benefícios flexíveis

Uma das empresas que mais se destacam com o oferecimento dos benefícios flexíveis é a Flash Benefícios. Pedro Lane, um dos fundadores da Flash, contou um pouco sobre a história da empresa e de como ele percebeu, há alguns anos, que o modelo de benefícios estava desatualizado.

“A nossa solução é uma wallet com um cartão Mastercard, e ele permite a cada empresa colocar saldos exclusivos de dinheiro para cada finalidade de benefícios que a empresa tem” – Pedro Lane

Dessa forma, a empresa ganha com a valorização do colaborador, e o colaborador ganha mais opções para usufruir de seus benefícios de acordo com as suas necessidades.

Programa de Alimentação do Trabalhador

Também comentou-se a respeito do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Esse é um sistema antigo e burocrático de oferecimento de benefícios relacionados à alimentação. O fundador da Flash relatou que existe uma política de estado que fomenta a inovação e faz muito bem para o Brasil, mas que algumas distorções do programa devem ser resolvidas.

“A gente deveria estar olhando para o trabalhador, para as necessidades desse trabalhador inserido no contexto em que a gente vive” – Pedro Lane

Conheça a Flash Benefícios

Um ótimo exemplo de inovação é a Flash Benefícios. 

A empresa é a maior organização de benefícios flexíveis do Brasil. A solução permite que os profissionais de RH tenham acesso a uma plataforma digital de fácil acesso e utilização para inserir e administrar os benefícios dos colaboradores. Tudo isso é feito on-line e com baixos custos de operação.

Navegue pelo site e saiba mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Flash!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *