Talent Experience – Atração e desenvolvimento de talentos

Talent experience ou, em português literal, “jornada do talento”, diz respeito à caminhada do colaborador considerado um talento dentro da empresa.

Essa jornada começa no processo de seleção e recrutamento, no qual a empresa tem o primeiro contato com o talento. Aqui, a grande atuação é do setor de Recursos Humanos (RH), que participa do processo seletivo.

Com o colaborador já atuando na empresa, o talent experience entra na fase de desenvolvimento. Nessa etapa, cabe à empresa dar oportunidades para que o talento possa se desenvolver cada vez mais.

Como atrair talentos para a empresa

Para atrair talentos, é preciso ter uma boa marca empregadora. Existem empresas, como o McDonald’s, por exemplo, que têm uma marca empregadora forte no que diz respeito à primeira oportunidade dos jovens.

É preciso pensar em que tipo de mensagem a empresa quer passar para os possíveis talentos que se candidatem para as vagas de emprego.

Também é importante fazer um processo de seleção e recrutamento de maneira adequada. É errado tornar esses processos longos ou com etapas desnecessárias.

Isso afasta os talentos e faz com que apenas os colaboradores que não têm outras opções queiram trabalhar na sua empresa.

Outra dica para atrair talentos é oferecer mais do que apenas um salário competitivo. Hoje em dia, os profissionais não estão somente em busca de salários.

Eles querem ter acesso à inovação, desejam trabalhar com grandes nomes da sua área, assim como almejam ser desafiados e ter oportunidades de crescimento na empresa.

Por fim, um dos principais motivos que levam um talento a ser atraído por uma vaga de emprego são os pacotes de benefícios.

Por serem profissionais mais arrojados e desejarem mais autonomia e liberdade, o oferecimento de benefícios flexíveis são a melhor opção. Com eles, o setor de RH pode escolher benefícios que realmente se adequam ao que os colaboradores precisam.

Como desenvolver talentos na empresa

Ainda falando sobre benefícios flexíveis, podemos citar o vale-cultura, universidade corporativa, cursos de idiomas, educação financeira, entre outros.

Todos eles se alinham muito bem com o tópico de desenvolvimento de talentos no talent experience, que diz respeito ao desenvolvimento dos colaboradores quando já estão trabalhando na empresa.

Esse desenvolvimento pode vir de diversas formas, desde as mais simples, como quando os líderes entregam feedbacks construtivos aos colaboradores.

Ele também pode aparecer de formas mais concretas, ao oferecer benefícios corporativos que ajudam o profissional a aprender mais e, consequentemente, trazer melhores resultados para a empresa.

Cursos de idiomas, especializações e até mesmo um vale-cultura para assistir a palestras sobre a área podem ser aplicados no desenvolvimento dos talentos.

Vale lembrar que, ao desenvolver os profissionais da empresa, é muito mais fácil retê-los, pois eles se sentem mais valorizados e prestigiados pela organização.

Como a Flash Benefícios pode ajudar?

A Flash Benefícios oferece uma solução completa em benefícios flexíveis que ajudam na atração e retenção de talentos

Nós fornecemos um cartão físico para cada colaborador de nossos clientes, e o cartão conta com a bandeira Mastercard, que permite ao profissional utilizar seus benefícios em milhões de estabelecimentos em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *