Saiba mais sobre o Auxílio-Educação

Se você quer saber mais sobre esse benefício, continue a leitura!

O que é?

O auxílio-educação é um benefício oferecido pelas empresas para que os funcionários possam se desenvolver e se capacitar por meio de atividades com fins educacionais. Essas atividades podem ser cursos de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu e, até mesmo, cursos de idiomas.

Além disso, o valor do auxílio-educação pode ser utilizado para realizar o pagamento de valores relacionados à matrícula e ao material didático utilizado na atividade de desenvolvimento.

O benefício é muito interessante tanto para as empresas quanto para os colaboradores. As empresas ganham ao capacitar seus profissionais e, por outro lado, eles também se beneficiam com a possibilidade de se desenvolverem profissionalmente.

Muitas vezes, é mais vantajoso para a empresa ajudar na qualificação de um colaborador que ainda não está “pronto” do que realizar a contratação de um profissional sênior. Assim, ele se desenvolve e, ao mesmo tempo, adequa-se ao que a empresa precisa durante o trabalho.

Como funciona?

O funcionamento do auxílio-educação é muito simples. A empresa oferece um valor financeiro que pode ser depositado junto com o salário ou por meio de um cartão de benefícios flexíveis e independe de reembolso por parte do empregador.

O valor é pago a título de benefício e não possui natureza salarial, conforme o artigo 458, § 2º, II da CLT:

§ 2º Não serão considerados como salário, para os efeitos previstos neste artigo, os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos ao empregado e utilizados no local de trabalho, para a prestação dos respectivos serviços.

[…]

II – educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;

Para ter certeza de que o valor do auxílio-educação está sendo empregado da forma correta, é preciso que o colaborador entregue o comprovante de matrícula e algum documento que ateste a frequência na instituição de ensino. A nota fiscal e o boleto de mensalidade do curso escolhido também devem ser repassados à empresa.

Diferença entre auxílio-educação, bolsa de estudo e parcerias com instituições de ensino

A grande diferença entre o auxílio-educação, a bolsa de estudo e as parcerias com instituições de ensino é que a primeira opção proporciona mais autonomia para os colaboradores, pois eles podem escolher o tipo de atividade educacional e a instituição em que desejam cursar.

Já as bolsas de estudo e as parcerias com instituições podem representar descontos parciais ou integrais e, muitas vezes, não contemplam os materiais didáticos necessários para o desenvolvimento do curso.

Conte com a Flash Benefícios

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Nosso cartão físico conta com a bandeira Mastercard e pode incluir o benefício da educação, que é utilizado para realizar o pagamento de aulas em grupo ou particulares tanto em cursos presenciais quanto em cursos on-line. 

Navegue pelo site da Flash e saiba mais sobre os benefícios flexíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *