Quem tem direito ao vale-alimentação? Saiba mais sobre o benefício

O vale-alimentação é um benefício oferecido pelas melhores empresas do país. Com ele, os funcionários podem ter mais autonomia na hora de fazer suas comprar nos mais diversos tipos de estabelecimentos focados em alimentação. Saiba quem tem direito ao vale-alimentação e como ele funciona na prática!

Como funciona o vale-alimentação?

O vale-alimentação é um benefício dado aos colaboradores de empresas que desejam oferecer esse apoio à sua equipe. A partir disso, ele funciona da seguinte maneira: um valor é entregue ao funcionário para que ele possa utilizá-lo em gastos com alimentação. 

Muitas vezes, esse benefício vem em forma de um cartão que pode ser utilizado em padarias, lancherias, supermercados, açougues, entre outros estabelecimentos. O vale-alimentação pode ser descontado do salário em um percentual máximo de 20%.

O vale-alimentação é vantajoso para as empresas?

Sim, o vale-alimentação é muito vantajoso, tendo em vista que funciona como um diferencial competitivo. Oferecendo esse benefício, as empresas têm mais facilidade em atrair e reter talentos, além de motivar seus funcionários a trabalharem mais felizes e engajados.

O vale-alimentação também traz vantagens para a empresa no sentido financeiro. Muitas vezes, é difícil conseguir os melhores profissionais devido à disputa salarial entre as empresas. 

Porém, com o vale-alimentação, a empresa oferece mais condições financeiras para o colaborador e, ao mesmo tempo, esse valor não entra no cálculo de rescisão, por exemplo.

Quem tem direito ao vale-alimentação?

O vale-alimentação não é um direito propriamente dito. Para que ele se torne um direito, é preciso que haja algum tipo de convenção ou acordo coletivo de trabalho. Ele também se torna um direito quando o empregador oferece esse benefício aos funcionários. 

Home office

Os colaboradores que trabalham em home office também devem receber o vale-alimentação, uma vez que a empresa não pode supor que ele não vai se alimentar durante a jornada de trabalho em casa. 

Já o vale-transporte pode ser suspenso, pois não há deslocamento de casa para o trabalho no home office.

CLT

Os funcionários celetistas, ou seja, que possuem carteira de trabalho assinada, submetem-se ao que foi dito. Para quem tem direito ao vale-alimentação, é preciso que a empresa tenha se comprometido com o oferecimento do benefício ou que haja uma convenção ou acordo trabalhista.

Benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis são uma ótima maneira de você oferecer mais liberdade e autonomia para os seus colaboradores. Por meio dessa estratégia, a empresa pode selecionar, entre diversas opções, os benefícios que os seus colaboradores mais aproveitam mês a mês.

Funciona da seguinte maneira: a organização faz uma parceria com uma empresa de benefícios flexíveis. Assim, o setor de RH pode controlar os benefícios que serão oferecidos aos colaboradores, e eles podem utilizá-los a partir de um cartão de benefícios.

Você já conhece a Flash Benefícios?

Agora que você já sabe quem tem direito ao vale-alimentação, conheça a Flash Benefícios! 

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Contamos com uma plataforma digital completa com diversas opções de benefícios para que os colaboradores da sua empresa tenham muito mais vantagens.

Nossa plataforma é ágil e intuitiva, o que permite que o seu setor de RH possa inserir e administrar os benefícios dos colaboradores, como vale-alimentação, vale-cultura e auxílio-creche de forma facilitada e on-line. Entre no site da Flash e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *