Quais ações uma empresa pode fazer no Dia do Orgulho LGBTQIA+?

Entenda a importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+ e como implementar ações inclusivas que façam a diferença para os colaboradores da sua empresa.

Desde a década de 1970, o mês de junho abriga o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Ainda que a data não seja exatamente uma comemoração – afinal, foi criada a partir de um episódio de brutalidade policial contra a comunidade –, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ passou por diversas ressignificações ao longo do tempo.

Pride

Hoje, a data promove uma reflexão mais aprofundada sobre as condições impostas às pessoas LGBTQIA+ na sociedade, mas também dá espaço para celebrações de identidades diversas.

Esse é um bom momento para levantar o debate sobre os direitos da população LGBTQIA+ dentro do ambiente corporativo e implementar ações duradouras, que tornem o ambiente de trabalho mais seguro e confortável para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e todas as demais pessoas que integram essa comunidade.

Neste artigo, damos algumas ideias de ações que a sua empresa pode implementar no Dia do Orgulho LGBTQIA+. Confira!

O que é o Dia do Orgulho LGBTQIA+?

Esse dia foi escolhido como lembrança da Rebelião de Stonewall. Em 28 de junho de 1969, em Nova York, um grande grupo de LGBTQIA+ se rebelou contra as constantes invasões policiais em espaços dedicados ao público. Desde então, a data ficou marcada como um símbolo de luta para pessoas LGBTQIA+.

Qual é a importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+?

A comunidade LGBTQIA+ corresponde a 20 milhões de pessoas no Brasil, respondendo por 10% do PIB nacional, de acordo com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Apesar disso, pesquisas evidenciam que essa parte da população ainda sofre com a discriminação desenfreada. Um estudo promovido pela Fiocruz, em parceria com outras secretarias, mostra que, a cada uma hora, uma pessoa LGBTQIA+ sofre agressões no Brasil.

Sendo assim, percebe-se a tamanha importância dessa data mesmo depois de mais de 50 anos de sua criação.

Quais ações uma empresa pode realizar no Dia do Orgulho LGBTQIA+?

É importante notar que, ainda que junho seja um mês de comemorações, ser LGBTQIA+ é mais do que contar com uma data comemorativa… é um traço inerente à identidade.

Por isso, ações do Dia do Orgulho LGBTQIA+ devem focar em criar um espaço seguro para essas pessoas também nos outros dias do ano. Se você deseja começar esse movimento em sua empresa, aqui vão algumas ideias:

Doação para ONGs LGBTQIA+: essa pode ser uma data importante para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. ONGs como o Centro de Acolhida e Cultura Casa 1 ou a EternamenteSOU são iniciativas nacionalmente reconhecidas, mas existem muitas outras. Pesquise e ajude!

Treinamento para inclusão LGBTQIA+: muito além de garantir um ambiente seguro fisicamente, é importante semear a cultura de empatia e inclusão também no campo da comunicação interpessoal. Esses treinamentos podem ajudar a desmistificar conceitos e popularizar termos importantes para a comunidade.

Ofereça ferramentas de saúde mental: oferecer o acesso a serviços de saúde mental é um fator muito importante não apenas para colaboradores LGBTQIA+, mas para todos aqueles que trabalham na sua empresa. Esses serviços podem ser oferecidos internamente, por meio de equipe própria, ou incluídos no pacote de benefícios flexíveis.

Gostou dessas dicas? O blog da Flash tem muitos outros conteúdos para te ajudar a criar um ambiente de trabalho humanizado e inclusivo. Continue navegando para conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *