Programa de incentivo: entenda como incentivar os colaboradores da empresa

Quer saber como um programa de incentivo pode ajudar a sua empresa? Todas as dicas estão neste artigo. Leia agora no blog da Flash!

Quando uma empresa tem grandes objetivos, contar com profissionais dedicados em busca de resultados é essencial. Os colaboradores são, afinal, o mais valioso recurso de qualquer empreendimento.

É por isso que programas de incentivo têm crescido em popularidade nos últimos anos. Eles servem para motivar e recompensar colaboradores por sua boa performance, e podem ser ferramentas muito efetivas no gerenciamento de pessoas.

Quer saber mais sobre essa estratégia? Continue acompanhando este artigo!

programa-de-incentivo-1

O que é programa de incentivo?

Um programa de incentivo nada mais é do que um conjunto de políticas internas que tem como objetivo motivar colaboradores e recompensar aqueles que entregam bons resultados.

A maioria dos programas de incentivo funcionam por meio de um sistema de metas e recompensas que estão vinculadas a alguns resultados específicos, tais como o aumento do volume de vendas, aumento do valor do pedido médio por cliente, alcance de metas, cumprimento de prazos e mais.

É importante frisar que os objetivos podem variar de acordo com as metas da sua empresa.

Qual é a importância do programa de incentivo?

Pode ser difícil manter altos níveis de produtividade durante longos períodos de tempo mesmo para os colaboradores mais engajados. No entanto, oferecer programas de incentivo pode ser uma ótima solução para esse problema.

Ao receber bonificações por boa performance, é provável que suas equipes se sintam compelidas a entregar bons resultados, sendo estimuladas e valorizadas. Isso também contribui para aumentar a satisfação geral do quadro de colaboradores.

Outro grande benefício dos programas de incentivo é a instauração de um clima de competição saudável, o que permite que colaboradores trabalhem em seu desenvolvimento profissional e sejam recompensados por isso.

3 dicas de como criar um programa de incentivo

Implementar um programa de incentivo sólido requer muito trabalho e planejamento. Aqui vão algumas dicas para tornar esse processo mais simples:

1. Estabeleça objetivos possíveis

Definir objetivos executáveis é a chave para não gerar frustração na equipe. Na dúvida, comece com metas simples e aumente o escopo gradualmente.

2. Entenda o que seus colaboradores querem

Oferecer benefícios atrativos aumenta as chances de engajamento por parte das equipes e contribui para o sucesso da estratégia.

3. Ofereça feedbacks para aqueles que não alcançaram as metas

O propósito dessa estratégia é melhorar a performance da sua equipe, não atribuir culpa. Trabalhe junto com seus colaboradores para construir um clima organizacional melhor.

Você tem dúvidas sobre quais tipos de incentivo uma empresa pode oferecer para os colaboradores? Então não deixe de conferir esse outro texto no blog da Flash.

Quais são os erros que devem ser evitados na criação desse tipo de programa?

Existem alguns pontos que podem prejudicar a sua estratégia, tais como:

  • Não realizar o pagamento dentro do prazo estipulado;
  • Não comunicar as regras de forma clara;
  • Estabelecer metas irrealistas;
  • Oferecer premiações que não condizem com os desejos da equipe;
  • Não oferecer ou receber feedbacks.

Como você pôde perceber, programas de incentivo são ótimas ferramentas para aumentar a produtividade, mas precisam ser usados corretamente. Se você quer saber mais dicas sobre gestão de pessoas e benefícios flexíveis, continue navegando em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *