Processo Seletivo: qual é o melhor jeito de fazer?

Uma tendência do RH no processo seletivo é se adaptar a diferentes realidades para agregar mais valor à empresa. Veja como fazer no Blog da Flash

Um bom processo seletivo requer muita análise e investimentos para atrair os melhores talentos e alavancar os negócios da empresa. Cada vez mais os responsáveis pelo recrutamento e seleção precisam se adaptar à realidade do ambiente externo para agregar ainda mais valor à empresa. Isso pode ser com benefícios diversificados, clima agradável ou melhores condições para seus colaboradores.

Para melhorar seu processo de contratação, separamos os 5 principais itens que podem ser cruciais na busca e retenção do candidato ideal para o crescimento do seu negócio.

processo seletivo - melhor jeito

Saiba exatamente como é a vaga a ser preenchida

É muito importante conhecer a fundo todas as tarefas a serem executadas pela vaga. Dessa forma é ainda mais claro e evidente o perfil do candidato. Conhecer a vaga e as tarefas que são desempenhadas nela é fundamental para saber que características procurar no candidato. 

Seleção mais humanizada dos candidatos

Cada vez mais as empresas precisam lidar com os candidatos de forma leve e humanizada. Para isso, é importante que no processo de seleção o profissional de RH motive e deixe o candidato confortável para falar naturalmente sobre os assuntos abordados.

Tente fazer com que a entrevista não vire um questionário e interrogatório desconfortável para ambas as partes (empregador e candidato). Conduza a conversa para saber de forma tranquila todas as experiências relevantes e habilidades dos interessados pela vaga.

Assim, é possível realizar uma seleção mais humanizada e cada vez mais transparente com os futuros colaboradores da empresa. Essa é uma tendência evidente nos processos de recrutamento.

Identifique e analise competências comportamentais

Muito mais do que o currículo onde são apresentadas todas as experiências e habilidades técnicas, é essencial também reconhecer e analisar as competências comportamentais dos candidatos para a vaga.

Os comportamentos dos futuros colaboradores podem se tornar um aspecto negativo para a empresa a longo prazo, gerando consequências como:

Experimente novas tecnologias para otimizar o processo

Equipes de Recursos Humanos levam, em média, 15 a 40 dias em cada processo seletivo de seus colaboradores. Com o uso de tecnologias, é possível agilizar o processo sem perder a eficiência e qualidade na seleção. Há diversas opções de plataformas e sistemas no mercado para ajudar as empresas no recrutamento.

Ofereça as melhores condições para os candidatos

Para ter mais candidaturas para as vagas e melhores chances de encontrar a pessoa ideal para a empresa, é importante oferecer boas condições de trabalho e benefícios para os colaboradores. Benefícios flexíveis já são realidade e diversos ambientes de trabalho e podem ser um diferencial na hora de atrair e reter talentos.

Algumas empresas de benefícios corporativos já oferecem opções flexíveis que se adaptam aos diferentes perfis de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *