Por que a bonificação por resultados é importante?

A bonificação por resultados é uma remuneração variável concedida aos colaboradores que conseguem bons resultados na empresa. 

Ela não faz parte do salário fixo do funcionário, sendo paga apenas caso algumas condições preestabelecidas sejam cumpridas. Essas condições podem estar relacionadas com o atingimento de metas de vendas e produtividade, por exemplo.

O pagamento da bonificação por resultados não precisa ser necessariamente em dinheiro, podendo ser concedido ao profissional que atingiu os resultados esperados em forma de produtos, viagens, diárias em hotéis e SPAs, entre outros.

Continue a leitura e saiba mais sobre a bonificação por resultados!

Por que implementar na empresa?

Existem diversas vantagens em implementar a bonificação por resultados na empresa. Elas estão ligadas à produtividade, redução do turnover e atração e retenção de talentos. Veja:

Vantagens

Vale muito a pena investir nesse tipo de remuneração variável, pois ela motiva os colaboradores a entregarem um melhor desempenho para a empresa. A bonificação por resultados pode ser concedida a uma equipe de TI, por exemplo, caso ela consiga finalizar determinados projetos antes dos prazos estipulados.

Nesse caso, é muito possível que a produtividade aumente, trazendo resultados mais positivos para a empresa. Essa é uma relação de “ganha-ganha”, pois a organização consegue obter resultados melhores e o colaborador recebe uma bonificação que representa a valorização do seu empenho.

Outro motivo para implementar a bonificação por resultados na empresa é a redução do turnover. Colaboradores que se sentem mais valorizados tendem a ficar mais tempo na empresa. A bonificação por resultados pode diminuir a rotatividade de profissionais, fazendo com que custos com treinamentos iniciais e rescisões sejam evitados.

Por fim, outra vantagem da bonificação por resultados é a atração e retenção de talentos. Os profissionais mais talentosos buscam benefícios compatíveis com os resultados que conseguem para a empresa. Por isso, atrair e reter talentos é muito mais fácil quando bônus pelo atendimento de metas são oferecidos.

Como ela pode ser desenvolvida dentro da empresa?

Para desenvolver a bonificação por resultados dentro da empresa, é preciso verificar alguns aspectos. O primeiro deles é o planejamento. As lideranças devem planejar o orçamento destinado ao oferecimento do bônus, bem como todos os requisitos necessários para que os colaboradores recebam a bonificação.

As metas devem ser claras e objetivas para que não restem dúvidas sobre o seu cumprimento. Isso faz com que o processo seja mais transparente e evita desgastes desnecessários dentro das equipes.

Por fim, é essencial decidir a forma como o benefício será repassado aos colaboradores. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando um cartão de benefícios flexíveis. Nesse tipo de cartão, é possível inserir o bônus para que os profissionais o usufruam de acordo com as regras estabelecidas no programa de bonificações.

Cartão de benefícios flexíveis da Flash 

A Flash é a empresa que mais se destaca no mercado de benefícios flexíveis. Oferecemos uma solução completa por meio de um cartão físico de benefícios com a bandeira Mastercard. O setor de RH insere e administra os benefícios repassados aos colaboradores e eles podem utilizar o cartão em mais de 2 milhões de estabelecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *