O que não pode faltar em um plano de benefícios?

Montar um bom plano de benefícios não é uma tarefa fácil, mas nós preparamos um artigo para te ajudar nesse desafio. Confira em nosso blog!

Os altos índices de turnover e a dificuldade em encontrar novos talentos para compor uma equipe são dois dos maiores desafios de qualquer equipe de Recursos Humanos (RH).

Nesse sentido, um sólido plano de benefícios pode ser uma das mais poderosas ferramentas para resolver, de uma só vez, esses problemas.

Mas, afinal, como montar um bom plano de benefícios? Sua empresa deveria investir em benefícios flexíveis? O que uma companhia não pode deixar de oferecer aos seus colaboradores? A resposta para essas e muitas outras perguntas estão ao longo deste artigo.

plano-de-beneficios

Do que se trata esse plano?

Um plano de benefícios nada mais é do que um planejamento detalhado de todas as vantagens que serão ofertadas aos colaboradores de determinada empresa. Pode-se dizer que esse plano também é um pacote de vantagens adicionais complementares à remuneração.

Planejar um bom plano de benefícios é uma ótima estratégia para aumentar a satisfação da equipe e tornar a empresa mais atrativa para o mercado, sendo uma importante ferramenta durante processos seletivos.

Qual é a importância de um plano como esse?

Um bom plano de benefícios é determinante no sucesso de uma empresa. Cada vez mais, profissionais do mercado levam em consideração a política de vantagens de uma empresa no momento em que estão procurando por trabalho.

Dessa maneira, você poderá fortalecer a sua equipe, tendo sempre certeza de que os melhores profissionais do mercado têm interesse em trabalhar para sua empresa.

Outro grande fator de importância é a sua equipe. Contando com a estabilidade financeira e emocional proporcionada por uma boa política de benefícios, seus colaboradores terão mais motivação para desempenhar suas funções.

O fator jurídico também tem seu peso. Planejando que tipo de benefícios serão ofertados de maneira minuciosa, seu departamento de RH terá mais controle para determinar se todas as obrigações legais da empresa estão sendo atendidas. Isso pode evitar processos trabalhistas e otimizar custos.

Quais são as etapas para montar um plano de benefícios?

Montar um bom plano de vantagens para colaboradores varia de empresa para empresa, mas, no geral, existem alguns cuidados que devem ser tomados no processo. Entenda alguns deles nos tópicos abaixo.

Entenda do que a sua equipe precisa

Antes de tomar qualquer decisão, entenda qual é o perfil de sua equipe e quais são suas necessidades. Mesmo o melhor dos benefícios pode ser mal recebido se não estiver alinhado aos desejos de seus funcionários.

Por isso, olhe atentamente e com empatia para sua equipe. Não tenha medo de realizar pesquisas internas e produzir formulários. Tudo isso ajudará no entendimento mais aprofundado das necessidades de seus colaboradores.

Cubra os básicos

Ter elementos extras é ótimo, mas eles precisam ser acompanhados pelos benefícios básicos, a fim de assegurar que seus colegas de equipe tenham segurança financeira para desempenhar suas funções com tranquilidade.

Entre os benefícios básicos, podemos destacar o vale-refeição, alimentação, vale-transporte, seguros de vida, saúde e mais.

Avalie os custos da operação

É crucial avaliar os custos quando estiver traçando um plano de benefícios competitivo. Entenda bem quais são as cobranças feitas por empresas de gestão de benefícios e procure optar por aquelas que não têm contratos variáveis, a fim de evitar cobranças de surpresa.

Ofereça mais flexibilidade

Dentro do pacote de vantagens, é interessante analisar a possibilidade de oferecer benefícios flexíveis, afinal, cada integrante da equipe tem necessidades diferentes. Cabe à equipe de RH procurar oferecer opções aos seus colaboradores que podem variar de acordo com as necessidades identificadas.

Os benefícios flexíveis podem ser ofertados em forma de cartão ou saldo digital em aplicativo. A Flash Benefícios, por exemplo, possui ambas as soluções e muitas outras, ideais para suprir as necessidades de sua empresa.

Leia também: Conheça os principais tipos de benefícios flexíveis que sua empresa pode oferecer

Por que escolher os benefícios flexíveis?

Se oferecer benefícios pode ter o poder de aumentar a satisfação de seus funcionários, oferecer benefícios alinhados com suas necessidades tem um potencial ainda maior.

Benefícios flexíveis podem ajudar a diminuir o turnover, melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade de todos os colaboradores e tornar a companhia mais atrativa.

A Flash Benefícios apresenta, ainda, uma vantagem a mais: diminuir a burocracia na gestão dos benefícios e aliviar a carga operacional da equipe de RH.

Isso acontece porque nossa plataforma é extremamente intuitiva e simples, e nosso aplicativo proporciona mais independência aos colaboradores para realizarem ações como consultar saldo, bloquear cartão e muito mais.

Além disso, nosso contrato não tem cobranças surpresas. Os valores são fixos e você sempre saberá exatamente o quanto gastará com a gestão dos benefícios.

Junte-se à maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil! Já são milhares de clientes satisfeitos por todo o país. Visite nosso site e contate nossa equipe!

Conheça o Benefício Home Office!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *