O que é RH estratégico e como implantá-lo na empresa

Ao longo do tempo, o departamento de Recursos Humanos (RH) deixou de ser simplesmente uma área operacional e de suporte e passou por uma grande transformação graças às automatizações tecnológicas. Com isso, a própria função se reinventou e, hoje, exigem-se capacidades técnicas e analíticas mais bem-apuradas dos profissionais que atuam no segmento. Dessa forma, nasceu o RH estratégico, uma vertente que ganhou de vez seu espaço e notoriedade no mercado.

O que é RH estratégico?

O RH estratégico é um modelo de gestão que implica na otimização de processos e tomadas de decisão a partir da utilização de novas tecnologias e da análise de dados, de forma a aumentar a produtividade e os ganhos de uma determinada empresa. Para dar certo, no entanto, é necessário que todo esse trabalho esteja alinhado à estratégia organizacional e integrado a todos os setores envolvidos.

Algumas vantagens dessa evolução dos Recursos Humanos estão na capacidade de qualificar os procedimentos de seleção de candidatos, formação de equipes, desenvolvimento profissional, retenção de talentos, criação de pacotes de benefícios, motivação e engajamento, redução de faltas ou problemas psicológicos e emocionais. De forma geral, essa é uma ferramenta valiosa para lidar com o material humano de uma empresa, dentro de um planejamento.

Como funciona?

O RH estratégico pode ser dividido em quatro pilares: visão estratégica, análise de dados, agentes de transformação e tecnologia. O primeiro deles compreende a inserção dos Recursos Humanos à cultura e aos valores da empresa, facilitando, por exemplo, a procura por candidatos alinhados a esse mesmo perfil. Esse trabalho pode ser simplificado com uma boa leitura e interpretação de dados, filtrando os profissionais que realmente interessam.

Mais do que nunca, a comunicação interna é fundamental para engajar e transformar colaboradores. Isso é possível por meio de um modelo de gestão humana moderno, com atividades e eventos motivacionais. Nada disso seria possível sem a utilização de softwares especializados em automação de processos, disponibilização de indicadores, cálculos, controle de ponto e outros benefícios.

RH estratégico x RH tradicional

Enquanto o RH tradicional se baseia num sistema mais operacional e burocrático, com menor nível de embasamento para a tomada de decisões importantes, a sua vertente moderna é capaz obter resultados e alcançar metas de forma mais satisfatória, executando as mesmas ações do modelo antigo, porém, de forma mais consciente e eficiente.

Como implementar o RH estratégico?

Implementar o RH estratégico dentro de uma empresa requer um trabalho interno de diagnóstico e mapeamento, com o objetivo de identificar pontos positivos e negativos, as necessidades de cada setor e organizar as mudanças necessárias. Essas estratégias devem ser claras e objetivas e, o mais importante, precisam estar alinhadas aos valores e missão da empresa.

A partir disso, fica mais fácil recrutar talentos com mais sinergia com a empresa, formar equipes vencedoras, analisar e reavaliar os processos de gestão humana, inovar em ações internas e externas e criar ambientes motivadores de trabalho. Para que tudo ocorra perfeitamente, é fundamental adotar indicadores de desempenho para acompanhar todos os resultados periodicamente. Conheça os benefícios flexíveis da Flash! Somos a maior empresa especializada do Brasil nesse assunto e disponibilizamos uma plataforma prática e intuitiva para as equipes de RH administrarem on-line seus próprios pacotes de vantagens, com baixos custos de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *