O que é remuneração estratégica? Quais são suas vantagens?

Sabe o que é remuneração estratégica e como ela pode ajudar na política de benefícios da sua empresa? Falamos sobre o assunto neste texto em nosso blog. Venha ver!

Em outros tempos, estabilidade e um bom salário eram as únicas qualidades essenciais para que uma vaga fosse considerada atrativa. Atualmente, os desejos de profissionais do mercado mudaram, assim como seus parâmetros para considerar o que é, ou não, uma boa vaga de emprego.

vantagens da remuneracao estrategica

Para empresas que se preocupam com a retenção e atração de talentos, isso é um fator que merece atenção. Afinal, para garantir que os melhores profissionais queiram trabalhar na sua empresa, você precisa oferecer razões para isso.

Nesse sentido, a remuneração estratégica é uma das mais poderosas ferramentas dos departamentos de Recursos Humanos (RH). A seguir, procuramos explicar do que se trata esse conceito, quais são seus benefícios e, ainda mais importante, como aplicá-los na sua empresa.

O que é remuneração estratégica?

Quando falamos de remuneração estratégica, nos referimos, na verdade, à criação de um sistema de premiação dentro da empresa, a fim de recompensar o bom trabalho de colaboradores que se destacam.

O pagamento pode ser feito por meio de premiações, pagamento adicional ou outras compensações financeiras. O verdadeiro objetivo é motivar e destacar o trabalho daqueles que o desempenham com excelência.

Essa é uma estratégia muito inteligente para aumentar a produtividade das equipes, melhorar o clima organizacional e deixar colaboradores satisfeitos.

Quais são as vantagens desse modelo? 

Ter o trabalho reconhecido é um dos momentos mais gratificantes da carreira de qualquer profissional e, por isso, a remuneração estratégica pode ser um recurso tão importante para departamentos de gestão de pessoas.

Oferecer uma remuneração adicional, baseada em desempenho, pode aumentar a produtividade dos indivíduos e estabelecer um padrão de qualidade maior para toda a equipe, otimizando os resultados.

Além disso, a prática de recompensar trabalhadores que se destacam também tem um grande impacto na cultura organizacional, mostrando que a empresa realmente reconhece os colaboradores que mais contribuem para seu sucesso.

Para os trabalhadores, as vantagens são evidentes. A remuneração extra pode ser um ótimo complemento à renda, tornando possível buscar aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Leia também: Modernidade e tendências no RH – Saiba como a tecnologia pode ajudar a sua empresa

Recompensa por produtividade: como isso funciona?

Existem algumas maneiras pelas quais a empresa pode recompensar seus colaboradores mais produtivos. Veja algumas delas:

Comissão

Uma maneira bem comum de remunerar os colaboradores por desempenho é utilizando a comissão. Nesse sistema, o colaborador recebe incentivos ao alcançar metas pré-estabelecidas.

Premiação

Uma das maneiras mais simples e eficientes de se oferecer uma remuneração extra, baseada em desempenho, é por meio da premiação. Ela se caracteriza por um saldo extra – separado do salário recebido mensalmente – e que pode ser usado de maneira livre pelo colaborador.

Saiba mais sobre a Premiação Virtual da Flash.

Participação nos lucros

A participação nos lucros é um benefício regulamentado por lei, ainda que não seja obrigatório. Dessa maneira, a empresa pode estabelecer metas a serem atingidas e permitir a participação nos lucros de acordo com alguns parâmetros.

Como os benefícios flexíveis contribuem para a remuneração estratégica?

Benefícios flexíveis fazem parte de uma categoria de benefícios corporativos que têm ganhado muita força nos últimos anos, sendo utilizados como ferramenta para implementação de uma política de remuneração estratégica.

A Flash Benefícios, por exemplo, possui soluções de Premiação e Premiação Virtual pensadas exatamente para dar às equipes de RH mais ferramentas na hora de premiar seus colaboradores mais produtivos.

As soluções de premiação da Flash proporcionam mais flexibilidade para o colaborador, enquanto garantem todo o respaldo jurídico para empresas, já que o benefício não é caracterizado como salário.

Além de usar o saldo dentro do aplicativo, para compras em parceiros da Flash, o colaborador também pode optar por transferir o saldo para sua conta bancária.

O saldo é depositado pela empresa e pode ter a finalidade que ela desejar, seja uma meta alcançada, um vale-presente para aniversariantes e mais.

Leve a política de benefícios da sua empresa para o futuro. Venha para a Flash!

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil e, por isso, tem o maior e melhor portfólio de soluções para sua companhia. Além disso, seu aplicativo é fácil de usar e sua plataforma facilita o trabalho dos departamentos de RH, fazendo da gestão de benefícios uma tarefa fácil.

Mobilidade, alimentação, saúde ou cultura: se os seus colaboradores precisam, pode apostar que a Flash Benefícios pode oferecer. Visite nosso site para entender melhor todas as nossas opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *