O que é People Analytics? Aprenda como aplicar a metodologia em uma empresa

Se você quer saber como o People Analytics pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva, confira este artigo no blog da Flash!

É seguro dizer que, hoje, o setor de Recursos Humanos (RH) tem tomado uma posição muito mais estratégica dentro da gestão de pessoas em corporações. Isso só é possível graças ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a criação de ferramentas e metodologias mais eficientes para a área. 

Quando falamos de metodologias tecnológicas para o setor de RH, é impossível não tocarmos no assunto que tem ganhado mais e mais espaço nesse mercado: o People Analytics.

Essa metodologia veio para mudar a forma como as empresas contratam ou promovem colaboradores. Se você quer saber mais sobre o assunto, além de entender como aplicar essa tecnologia em sua empresa, apenas continue acompanhando este artigo. 

People Analytics

O que é People Analytics?

O People Analytics é uma metodologia utilizada por equipes de RH para entender, traduzindo em dados, os elementos que tornam os colaboradores mais produtivos, satisfeitos, eficazes ou felizes em um ambiente de trabalho. 

Seu objetivo é aumentar a satisfação das equipes e diminuir o índice de turnover, ou seja, aumentar a retenção de talentos na empresa. Precisamos destacar que, embora tenha relação com o desenvolvimento tecnológico, o People Analytics não está relacionado a um software, mas a uma metodologia. 

Como surgiu o conceito de People Analytics?

O conceito de People Analytics foi criado por Mike West em 2007, enquanto o profissional trabalhava para o Google, a gigante empresa do setor de comunicações e tecnologia.

Segundo o especialista, o principal objetivo dessa metodologia era garantir que a empresa estava criando um ambiente propício para aumentar a produtividade e o desempenho das equipes. Outro grande fator influenciado pelo People Analytics foi a diminuição da rotatividade das equipes. 

Quais são as vantagens do People Analytics?

O People Analytics pode ser uma grande ferramenta para líderes e gestores de Recursos Humanos que desejam melhorar a experiência de seus colaboradores. Estudo da McKinsey & Company, uma conhecida empresa de consultoria empresarial norte-americana, mostra que o uso da metodologia People Analytics pode melhorar a eficiência do recrutamento em 80%, otimizando também a produtividade em 25% e diminuindo os desligamentos e demissões em 50%.

Ele também mostra o estudo de caso de uma empresa da área de saúde que economizou US$ 100 milhões utilizando a metodologia. Os benefícios desse sistema, portanto, são evidentes. Aqui estão alguns outros resultados que o People Analytics pode trazer para sua empresa:

  • Aumento da produtividade;
  • Tomada de decisões otimizada; 
  • Melhoria nas habilidades de liderança;
  • Otimização do engajamento das equipes;
  • Melhoria na gestão de desempenho;
  • Contratações mais assertivas e alinhadas;
  • Criação de políticas de incentivo mais eficientes.

Como usar essa metodologia?

Desde o surgimento do conceito de People Analytics, foram feitos muitos estudos buscando entender qual é a melhor maneira de aplicar a metodologia para maximizar resultados. 

A PwC Brasil, por exemplo, propôs quatro diferentes níveis de maturidade para a aplicação da estratégia: 

Coleta de informações básicas: a coleta precisa ser feita de forma estratégica, de maneira a criar uma base rica para a tomada de decisões. 

Determinação de métricas a serem acompanhadas: nessa fase, gestores de RH precisam definir quais são os objetivos que precisam ser alcançados, a fim de otimizar a análise dos dados. Esses indicadores, então, devem ser atualizados regularmente e acompanhados de perto durante a evolução do projeto. 

Análise e intervenção: é nessa fase que gestores de RH podem observar de perto o capital humano da empresa e pensar em soluções para otimizar os processos necessários. 

Modelagem: a modelagem é o processo de previsão de cenários futuros. Essa é uma fase crucial para, por exemplo, determinar a análise de risco de determinadas posições, projeção de desligamentos, planos de aposentadoria e outras variáveis. 

A metodologia de People Analytics é uma das mais poderosas ferramentas para equipes de RH que querem adotar uma posição mais estratégica no crescimento da empresa. 

Se você quer saber mais sobre os mais variados assuntos que permeiam esse mercado, que tal continuar navegando no blog da Flash? Temos diversos conteúdos sobre produtividade, benefícios flexíveis, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *