O que é e como lidar com absenteísmo nas empresas

O absenteísmo nas empresas pode causar uma série de problemas, como o acúmulo de tarefas, sobrecarga de alguns colaboradores, ambiente desagradável para trabalhar, desconforto por parte de alguns profissionais e queda dos resultados da empresa.

Leia o post para entender melhor o que é absenteísmo, as causas que levam a esse problema e algumas dicas para resolver a situação. Acompanhe!

O que é absenteísmo?

O absenteísmo corporativo é uma das principais causas de diminuição da produtividade e dos resultados das empresas. Essa situação acontece quando os colaboradores faltam excessivamente ao trabalho, chegam atrasados ou falham em entregar as tarefas dentro dos prazos acordados.

Infelizmente, essa situação é muito comum nas empresas. Isso acaba interferindo nas dinâmicas de trabalho, de modo que os clientes, muitas vezes, acabam saindo prejudicados caso a empresa não tenha condições de suprir as atividades dos colaboradores em condições de absenteísmo.

Causas do absenteísmo

Existem muitas situações que podem levar ao absenteísmo. Uma das principais causas para isso são os problemas de saúde física e psicológica dos colaboradores. As empresas devem estar atentas quanto às questões ergonômicas e de estresse muscular e psicológico, pois isso pode fazer com que os profissionais faltem e deixem de cumprir suas obrigações com muito mais frequência.

Outro ponto que causa o absenteísmo é a falta de motivação e engajamento dos colaboradores. Muitas vezes, eles podem estar pressionados com as metas e resultados que a empresa espera, de modo que isso se reflete em faltas, atrasos e perda de prazos.

Por fim, o absenteísmo pode ser causado por uma insatisfação dos colaboradores com as condições de trabalho e remuneração que são ofertadas pela empresa. A falta de salários competitivos e benefícios que se adequam à realidade dos profissionais pode causar diversos problemas – inclusive o absenteísmo.

Como lidar com absenteísmo nas empresas

A primeira coisa que deve ser feita é a verificação do absenteísmo na empresa. Isso pode ser checado por meio de métricas que indicam como estão sendo as faltas e ausências programadas, como está a saúde dos profissionais de modo geral, quais prazos estão sendo descumpridos, entre outros.

Depois, o mais indicado é fazer uma pesquisa de clima organizacional, preferencialmente, uma que permita que os colaboradores se abram de forma honesta, sem precisarem se identificar, por exemplo. Isso fará com que a empresa, em especial o setor de Recursos Humanos, possa avaliar se os profissionais estão desmotivados e incomodados e por quais motivos isso pode estar acontecendo.

Também é interessante promover uma cultura de valorização dos colaboradores, para que eles se sintam mais motivados e engajados com os objetivos da empresa. Os valores e a missão da companhia devem estar alinhados ao que é de fato praticado para que todos trabalhem com um propósito bem-definido.

Por fim, para aumentar a satisfação dos profissionais, é extremamente válido oferecer melhores benefícios corporativos. Um cartão de benefícios flexíveis pode ajudar muito a produtividade dos profissionais, além de melhorar a atração e retenção de talentos.

Gostou do post e quer saber mais sobre benefícios flexíveis? Então, navegue pelo site da Flash e fique informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *