Importância da saúde mental do trabalhador para as empresas

Os benefícios flexíveis são aliados muito importantes que ajudam as empresas a cuidarem da saúde mental dos seus colaboradores. Acompanhe!

A saúde mental do trabalhador é um tópico importante para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Ao cuidar desse aspecto, é possível identificar profissionais mais felizes e empenhados com os objetivos e propósitos da empresa. 

 

Veja neste post como você pode cuidar da saúde mental dos seus colaboradores da melhor maneira possível. Acompanhe!

 

Por que é importante pensar na saúde mental dos colaboradores?

 

Cuidar da saúde mental do trabalhador é um tema muito importante que deve ser um tema muito refletido pela empresa. É preciso que o setor de Recursos Humanos (RH), em conjunto com as lideranças do negócio, estabeleçam um plano claro e objetivo em relação à saúde mental dos colaboradores para que tanto eles quanto a empresa não sofram com os impactos que a falta de cuidados com esse aspecto pode causar.

 

Em especial, podemos citar três motivos importantes para pensar na saúde mental dos colaboradores: rotatividade, produtividade e absenteísmo.

 

A rotatividade, ou turnover, é muito reduzida quando a empresa demonstra uma clara preocupação com a saúde dos profissionais. Quando ela direciona ações para que os colaboradores tenham uma saúde mental de qualidade, eles acabam ficando mais felizes e se sentindo valorizados, o que faz com que fiquem na empresa por mais tempo.

 

A produtividade está diretamente ligada à saúde mental, pois, quando os colaboradores não estão ansiosos, depressivos ou com algum tipo de problema desse teor, a motivação aumenta e, consequentemente, eles conseguem produzir mais e se empenhar para garantir bons resultados.

 

Por fim, o absenteísmo é reduzido, já que colaboradores com a saúde mental em dia ficam mais engajados com a empresa, com o negócio em si e com os projetos em que estão trabalhando. Esse é um ponto fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento e deve ser levado em consideração.

 

O que pode garantir uma boa saúde mental do trabalhador?

 

Para garantir a boa saúde mental do colaborador, é importante ouvi-lo e dar autonomia para que ele possa resolver essa questão da melhor maneira possível. Isso pode ser feito por meio de um bom plano de saúde, com psicólogos e psiquiatras, por exemplo.

 

Oferecer boas condições de trabalho, com metas possíveis, cuidado com a ergonomia e projetos de educação financeira, por exemplo, também é importante. Além disso, o incentivo a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos também podem ajudar. 

 

Como os benefícios flexíveis podem ajudar a melhorar a saúde dos colaboradores?

 

Os benefícios flexíveis são excelentes aliados das empresas para melhorar a saúde mental dos profissionais. Isso acontece porque existe a possibilidade do colaborador escolher os benefícios que mais sejam úteis para determinados momentos de sua vida.

 

Um colaborador que está com a saúde mental fragilizada pode, por exemplo, optar pelos benefícios de plano de saúde e academia no lugar do vale-cultura e entretenimento. Isso não quer dizer que seja preciso abrir mão de alguns benefícios, na verdade, ele tem a possibilidade de escolher o que for mais proveitoso.

 

Veja como a Flash Benefícios pode ajudar

 

A Flash é uma das principais empresas de benefícios flexíveis do Brasil. 

 

Atuando com comprometimento, segurança e responsabilidade, oferecemos uma plataforma digital para que os seus colaboradores possam administrar seus benefícios da melhor maneira possível. 

 

Tudo isso é feito de forma prática e com um custo reduzido de operação, o que faz com que essa solução seja uma aliada à saúde mental do trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *