Flash apresenta: como implementar benefícios flexíveis com segurança jurídica

O quarto dia do RH Summit contou com a palestra Flash apresenta: como implementar benefícios flexíveis com segurança jurídica, apresentada por Pedro Lane, co-founder da Flash, e Yara Leal, sócia e advogada da Higasi, Shimada, Veisid & Leal Advogados.

O quarto dia do RH Summit contou com a palestra Flash apresenta: como implementar benefícios flexíveis com segurança jurídica, apresentada por Pedro Lane, co-founder da Flash, e Yara Leal, sócia e advogada da Higasi, Shimada, Veisid & Leal Advogados.

pedro-lane-flash-beneficios-rh-summit

Os palestrantes iniciaram a discussão contando sobre o contexto de surgimento dos benefícios flexíveis em 2007. Ainda existem muitos mitos sobre essa solução, que é cada vez mais necessária para o colaborador.

Também foi abordado o engessamento do benefício tradicional e a necessidade de, cada vez mais, os benefícios se adaptarem à realidade do colaborador com aspectos ligados à alimentação, mobilidade, saúde, bem-estar, cultura e entretenimento, por exemplo.

“Com tecnologia e inovação, é preciso se adaptar ao todo e ao específico de cada colaborador” – Pedro Lane

O empoderamento das ferramentas tecnológicas da flexibilização, que não possuem intenções em alterar a legislação, também foi mencionado. Os benefícios flexíveis se adequam, de forma individual, ao colaborador (e até à sua família), sendo possível para todos – sempre levando em consideração a acessibilidade permitida pela tecnologia utilizada.

Além disso, a segurança jurídica para a empresa deve ser garantida com os benefícios flexíveis. Ou seja, pode-se, do ponto de vista jurídico, ter segurança trabalhista e previdenciária e apostar benefícios. A Flash, por exemplo, traz diversas estratégias para que esses riscos não ocorram.

“É importante ter políticas sólidas e claras que beneficiem os colaboradores de forma objetiva” – Pedro Lane

Pedro chama atenção para a importância de fazer benchmarking com empresas que já possuem essa questão bem-estruturada, e ainda fala que a plataforma da Flash, empresa referência no ramo dos benefícios flexíveis, é bastante intuitiva, com tecnologias atuais que são facilitadoras do regime home office, tão presente na vida das organizações.

Ainda se chamou a atenção para a importância de estruturas políticas consistentes nesse tema, o diálogo com o sindicato e a atração de parceiros específicos.

Do ponto de vista jurídico, há a impossibilidade de substituir salário por benefício, sendo este um extra, oferecendo boas condições para os colaboradores.

Essas condições, por meio dos benefícios flexíveis, são extremamente importantes, já que demonstram uma preocupação com a qualidade do trabalho, torna a empresa mais atrativa e os colaboradores se sentem valorizados – além de ser um facilitador para o RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *