Entenda a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação

VR refeição ou VA alimentação? Afinal, qual é a melhor escolha para sua empresa? Leia nosso artigo para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

O vale-refeição ou alimentação são dois dos mais populares benefícios. Eles são muito importantes para os funcionários e, por isso, são ótimas ferramentas de atração e retenção de talentos para times corporativos.

Muitos acreditam que, por terem nomes semelhantes, esses vales desempenham a mesma função. Sendo assim, preparamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas acerca do tema e te ajudar a aprofundar o conhecimento sobre esses benefícios. Boa leitura!

Vale refeição vs alimentação-1

Quer contratar vale refeição ou vale alimentação para a sua empresa? Agende uma demonstração!

O que é vale-refeição?

O vale-refeição, é, na verdade, uma quantia designada para a compra de refeições prontas em estabelecimentos como padarias, restaurantes, praças de alimentação, entre outros.

Seu principal objetivo é oferecer meios para que os funcionários possam realizar suas refeições de maneira prática nos restaurantes que forem mais convenientes. Usualmente, esse benefício é conferido ao funcionário no formato de um cartão físico, que pode ser usado nos estabelecimentos designados.

O que é vale-alimentação?

Enquanto isso, o vale-alimentação, tem o propósito de ser usado em mercados, mercearias e estabelecimentos comerciais do tipo. Sua finalidade é proporcionar ao funcionário e sua família meios para realizar as compras do mês e abastecer a dispensa. No entanto, ele não é aceito em estabelecimentos que vendem comidas prontas, como os restaurantes.

Onde usar o Vale-refeição e o Vale-alimentação?

Apesar de servirem a propósitos parecidos – a alimentação do funcionário –, existem diferenças fundamentais em como ambos os benefícios podem ser usados. 

O vale-alimentação pode ser utilizado livremente na compra de produtos alimentícios em supermercados, açougues, padarias e estabelecimentos que vendem produtos brutos e ingredientes.

Por outro lado, o vale-refeição é designado apenas para a compra de refeições prontas, podendo ser utilizado em restaurantes, redes de fast-food e outros estabelecimentos do tipo.

O que diz a lei?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador precisa assegurar a alimentação de seu colaborador durante o tempo de trabalho, mas isso não precisa ser feito por meio do pagamento de vales de qualquer tipo. Por isso, o vale-alimentação e refeição não são benefícios obrigatórios.

Apesar disso, alguns acordos sindicais demandam a concessão dos benefícios como mandatória para certas categorias. Em casos como esses, as empresas são obrigadas a oferecer um dos dois benefícios aos seus colaboradores. 

Também é importante lembrarmos que o Vale-refeição e o Vale-alimentação são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que garante incentivos fiscais para empresas que os concedem. 

Dessa maneira, oferecer um vale-alimentação ou refeição para os funcionários pode ser vantajoso para as empresas, mesmo que essa prática não seja obrigatória para todas.

Quais são os benefícios de oferecer Vale-refeição ou Vale-alimentação?

Para funcionários, é claro, as vantagens são óbvias, mas eles não são os únicos que ganham com a concessão de benefícios como esses. Empresas que adotam esses vales e suas políticas de benefícios podem observar: 

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria na motivação da equipe;
  • Melhoria no clima organizacional; 
  • Otimização da percepção de funcionários em relação à empresa;
  • Política agressiva de retenção e aquisição de talentos;
  • E muito mais! 

Quer saber mais? Aqui vão 4 benefícios da contratação do vale-refeição para as empresas.

Como contratar o Vale-refeição e o Vale-alimentação da Flash?

Muitas companhias se veem no impasse: “vale-refeição ou vale-alimentação: qual é o melhor para a empresa?” A verdade é que os dois podem ser oferecidos e, graças a empresas como a Flash Benefícios, esse processo ficou mais fácil.

Nós unimos o vale-alimentação e o vale-refeição em um só cartão. Uma solução conveniente para funcionários, mas também para times de gestão de Recursos Humanos (RH).

Como a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, a Flash foi além, oferecendo a solução de “Saldo Exclusivo”. Dessa maneira, a empresa poderá conceder um saldo específico para o uso com alimentação, refeições, mobilidade ou, ainda, acrescentar outros tipos de benefícios, como o vale-cultura, incentivos para frequentar academias e mais. Essa solução dará muito mais flexibilidade para o seu negócio decidir quais são os melhores benefícios a serem oferecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *