Como o setor de RH pode otimizar os custos com mobilidade nas empresas?

Gerenciar custos de benefícios relacionados à mobilidade é um dos maiores desafios para equipes de RH. Em nosso blog, damos algumas dicas sobre o assunto. Leia agora!

De casa para o trabalho, do trabalho para casa novamente. Os custos de deslocamento dos colaboradores estão entre os fatores que mais impactam o orçamento empresarial. 

Os vales-transporte e vales-mobilidade são essenciais para que as equipes possam chegar aos seus ambientes de trabalho, mas nem sempre o gerenciamento desses recursos é feito da maneira mais eficaz. 

Neste texto, falamos sobre algumas das principais táticas para otimizar os custos com mobilidade corporativa e ajudar as equipes de Recursos Humanos (RH) a gerenciar melhor a concessão de benefícios. Vamos lá? 

Vale Mobilidade

Quais são os principais custos com mobilidade?

Os custos com mobilidade podem variar drasticamente dependendo da área de atuação da sua empresa. Nos próximos tópicos, elencamos alguns dos principais custos com mobilidade comuns à maioria dos empreendimentos. Confira! 

Transporte público

A concessão do vale-transporte é obrigatória para todas as empresas sob o regime da CLT. Ele precisa ser fornecido de forma antecipada, mensalmente, e parte do valor pode ser descontado da folha de pagamento do colaborador. 

Funcionários podem se abster do recebimento desse benefício desde que explicitem tal desejo em seu contrato. Ele deve ser utilizado apenas no trajeto entre a residência do colaborador e o seu local de trabalho. O uso indevido desse benefício pode ter sérias implicações legais para o colaborador. 

Combustível

Para empresas que têm boa parte de suas equipes se deslocando por meio de carros, o vale-combustível é um benefício bem comum. Ele também é utilizado caso o colaborador precise se deslocar com seu próprio carro em nome da empresa. 

Manutenção de veículos

Também existem empresas que contam com frotas próprias. Nesses casos, além dos custos com combustível, a manutenção e outros tipos de cuidados com os veículos também entram na conta. 

Negligenciar a manutenção desses veículos não é uma boa ideia, já que manutenções corretivas e consertos tendem a ser muito mais caros. Além disso, carros em mau estado de conservação representam um risco à integridade física de seus colaboradores. 

Como o RH pode otimizar esses custos?

Percebe-se que, com tantas variáveis, otimizar os custos com mobilidade não é uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas dicas que as equipes de RH podem seguir para alcançar tal objetivo. Sem mais delongas, vamos a elas! 

Implementar o home office 

Para muitas posições, o trabalho presencial não é completamente necessário. Sendo assim, pode ser interessante pensar em adotar o home office parcial – durante alguns dias da semana – ou total, dependendo do desejo de seus colaboradores.

Isso pode ajudar a diminuir os custos com vale-transporte e ainda aumentar a satisfação e produtividade da equipe. 

Incentivar o uso de meios alternativos

Carro e ônibus não são as únicas maneiras de se locomover até o ambiente de trabalho. Para colaboradores que moram mais perto, utilizar bicicletas, patinetes elétricos e até mesmo caminhar até o escritório pode ser uma boa opção. 

Utilizar softwares de gestão de benefícios

Muitos subestimam o poder que um bom gerenciamento pode ter no controle de gastos. A verdade é que, dando mais controle e autonomia para as equipes de RH, os gastos com a distribuição dos benefícios podem ser otimizados.

O uso de ferramentas de automação na gestão de benefícios traz a sua empresa para uma nova fase, mais estratégica e eficaz. 

Vale a pena investir em vale-mobilidade? 

Além de englobar todas as funcionalidades do vale-transporte, o vale-mobilidade também oferece opções diferenciadas para que os colaboradores se locomovam até seu ambiente de trabalho. 

Eles podem ser usados, por exemplo, em aplicativos de mobilidade urbana, no pagamento de serviços em oficinas e postos de gasolina, no aluguel de bicicletas e muito mais. 

Além de aumentar as opções de transporte para o trabalho e diminuir as taxas de atraso e absenteísmo, o vale-mobilidade também contribui para a satisfação geral da equipe e a construção de um ambiente corporativo mais humano.

Se você quer saber mais sobre as vantagens do vale-mobilidade, que tal agendar uma apresentação para conhecer a proposta da Flash? Somos a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil e queremos te ajudar a revolucionar a gestão de benefícios da sua empresa. Visite nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *