Como identificar equipe desmotivada e possíveis soluções

Equipe desmotivada é prejudicial para a empresa, porque interfere na produtividade e resultados atingidos pela equipe. Veja os sinais no Blog da FlashApp.

Uma equipe desmotivada é muito prejudicial para a empresa, porque interfere na produtividade e resultados atingidos por toda a equipe. Existem sinais que indicam quando colaboradores estão desmotivados.

equipe-desmotivada

Na maioria das vezes, essa desmotivação é apenas consequência de outros problemas internos da organização, mas identificar esse ponto já é muito importante para conseguir entender como melhorar as outras questões.

Trouxemos alguns indícios para ajudar a identificar desmotivação dos colaboradores e as possíveis soluções nos casos, porque manter uma equipe feliz e engajada com a organização gera resultados mais positivos na empresa.

Conflitos constantes

Um indício de desmotivação e infelicidade na empresa pode ser notada quando os colaboradores começam a brigar com frequência. Isso é sinal de que não estão confortáveis no ambiente onde trabalham.

Atitudes como essa podem acontecer quando o nível de estresse está alto na equipe, em momentos de muita demanda ou falta de um bom planejamento das tarefas internas dos colaboradores.

Indiferença ao realizar atividades do trabalho

Quando as tarefas no trabalho se tornam irrelevantes para o colaborador, a tendência é que ele entre no modo automático e realize com indiferença, sem prestar tanta atenção aos detalhes. Com o tempo, isso pode acabar sendo motivo para ele pedir demissão e sair da empresa.

Nesse momento, uma solução é propor novos desafios para ele, incentivá-lo a realizar novas tarefas e sair da sua zona de conforto.

Muitas faltas e atrasos

O fato de colaboradores chegarem atrasados e faltarem constantemente pode ser um indício de desmotivação, mas também pode ser sinal de algum problema mais sério referente à saúde deles.

É importante a empresa estar aberta a conversas com a equipe para entender os motivos disso e agir para que a situação não se torne mais crítica e prejudique o andamento dos trabalhos.

Queda de qualidade do trabalho

No momento em que um colaborador começa a entregar trabalhos com menos qualidade do que costuma entregar ou em menores quantidades, é importante ficar atento.

Uma dica para intervir nesse caso é dar oportunidade de aprendizado e crescimento para as pessoas. Assim, elas passam a reconhecer ainda mais a sua importância na empresa. Um colaborador motivado, vai além em seu trabalho e acaba se dedicando para entregar tarefas cada vez melhores, buscando maior desenvolvimento e conhecimento em sua área.

Existem diversos motivos que podem causar essa falta de motivação na equipe como: falta de uma boa comunicação entre os membros, muitas críticas, feedbacks negativos, benefícios que não agradam, falta de propósitos e objetivos claros aos colaboradores. Um ambiente de trabalho desagradável dificulta a retenção dos talentos, desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Por isso, um bom relacionamento interno dos gestores com seus colaboradores é de extrema importância para entender, prevenir e melhorar esse cenário de equipe desmotivada.

Procurando uma solução de benefícios flexíveis para sua empresa? Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *