Como evitar o esgotamento emocional no trabalho?

Sente que seu trabalho está te levando ao esgotamento emocional? Conhece o Janeiro Branco? Veja 5 dicas para lidar com esse problema. Leia em nosso blog!

Sentir cansaço após um longo dia de trabalho é uma situação normal para a maior parte dos trabalhadores. Exatamente por isso, sintomas de esgotamento emocional podem se misturar à rotina e tornar difícil um diagnóstico mais preciso.

Se você se sente muito estressado, cansado e nervoso após um turno de trabalho, pode ser que já tenha esse problema.

Mas, felizmente, há cuidados que você pode tomar para minimizar tais sintomas e prevenir que eles se desenvolvam. Entenda melhor a seguir!

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O que é esgotamento emocional?

O esgotamento emocional pode acontecer em diferentes áreas da vida, mas, quando ele está relacionado ao desempenho das atividades profissionais, recebe o nome de síndrome de burnout.

Do inglês, o termo burnout é usado para designar aparelhos que deixaram de funcionar por algum tipo de pane decorrente do esgotamento de energia. O conceito foi usado pela primeira vez na década de 1970 pelo psicólogo estadunidense Herbert J. Freudenberger.

De acordo com o profissional, o burnout se caracteriza pelo estado de completa exaustão física e mental que ocorre quando o paciente passa por momentos constantes e prolongados de estresse. Situações como horas prolongadas de trabalho e cobranças excessivas podem ser um gatilho para o desenvolvimento da síndrome

Quais são os sintomas do esgotamento emocional?

Os sinais do burnout nem sempre ficam claros à primeira vista; por isso, preste atenção à intensidade e frequência dos sintomas aqui citados. Entre os mais comuns, podemos destacar:

  • Sentimentos de isolamento;
  • Irritabilidade constante;
  • Mudanças de humor repentinas;
  • Lapsos na memória sem motivo aparente;
  • Sintomas de ansiedade;
  • Dificuldades para se concentrar;
  • Baixa autoestima profissional – e outros.

Leia também: Qual é a importância da saúde mental no ambiente de trabalho?

Como evitar o esgotamento emocional do trabalho?

Os quadros da síndrome são tão comuns entre a comunidade corporativa que, em 2022, a Organização Mundial da Saúde passará a incluir o burnout na Classificação Internacional de Doenças.

Sendo assim, os colaboradores precisam estar atentos aos sinais e prevenir que os sintomas se desenvolvam, levando a uma crise mais séria. A seguir, confira 5 dicas importantes para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.

Delegue tarefas

Não tenha medo de delegar tarefas para seu time. Cada um tem o seu ponto forte e essa prática pode beneficiar a qualidade do trabalho, além de diminuir a carga de responsabilidade sobre cada um.

Gestão de tempo

Manter uma rotina de trabalho e uma boa gestão de tempo é importante para evitar cobranças excessivas. Faça uma lista de tarefas e comece a executá-las em ordem de prioridade.

Não seja perfeccionista

Dar o melhor de si é sempre importante, mas o perfeccionismo pode entrar no caminho da entrega de resultados e gerar uma boa dose de frustração.

Tente não analisar detalhes com muito preciosismo e procure conciliar os padrões de qualidade esperados com as expectativas em torno do resultado.

Identifique os causadores de estresse

Pode ser que não seja o todo do seu trabalho que te deixe estressado, mas apenas uma parte dele. Procure analisar quais são as situações que causam mais atritos e, junto com a sua equipe, procure formas de minimizá-los.

Tenha uma comunicação interna eficiente

O poder da comunicação é, muitas vezes, subestimado. Por isso, procure canais para estabelecer diálogos não só entre os membros de sua equipe, mas de outros times também.

Por que aderir ao Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha importante porque chama a atenção de instituições e da sociedade em geral para tópicos como o esgotamento mental e psicológico.

Empresas que se preocupam em oferecer um bom ambiente de trabalho aos seus colaboradores podem contar com equipes mais felizes e realizadas profissionalmente.

A Flash Benefícios é uma empresa que se preocupa com esse aspecto da experiência dos colaboradores, oferecendo diversas ferramentas para que profissionais de Recursos Humanos possam cuidar de suas equipes também no aspecto mental.

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