Como criar programas de incentivo para maximizar o employee experience?

processos no rh

O que programas de incentivo têm a ver com a employee experience? Tudo! Contamos mais sobre o assunto neste artigo em nosso blog. Venha ler!

Quando uma empresa tem grandes objetivos a serem alcançados, preocupar-se com a motivação de seus colaboradores é um cuidado essencial. A longo prazo, pode ser difícil manter os níveis de engajamento altos e, por isso, programas de incentivo têm se tornado cada vez mais populares. 

Esses programas também podem contribuir para melhorar a employee experience. Você sabe do que se trata o termo e como ele está relacionado aos programas de incentivo? Ao longo dos próximos tópicos, explicamos a relação entre esses dois conceitos tão importantes para a área de gestão de pessoas. Entenda agora! 

O que é employee experience?

O conceito de employee experience pode ser traduzido do inglês como “experiência do funcionário”, e engloba todas as ações e políticas de Recursos Humanos (RH) que são centradas nos colaboradores.

Seu principal objetivo é criar uma cultura de crescimento profissional e aumentar a satisfação dos profissionais com seu ambiente de trabalho. Para criar uma boa estratégia de employee experience, o departamento de RH precisa estar em constante contato com as equipes, ouvindo e entendendo quais são as suas necessidades e desejos. 

O employee experience vai desde o processo seletivo até o eventual desligamento do colaborador, cuidando de todas as suas etapas dentro da empresa. 

Por que oferecer um programa de incentivo?

Você deve estar se perguntando: onde os programas de incentivo entram nessa história? Bom, boa parte da experiência do colaborador tem relação com o seu ambiente de trabalho e como suas demandas são organizadas. 

Sendo assim, um programa de incentivos pode ajudar equipes de RH a construírem uma cultura de recompensa por boa performance, o que aumenta não apenas o engajamento das equipes, mas também a sua satisfação em fazer um bom trabalho. 

Como criar um programa de incentivo? 

Pode parecer complicado, mas criar um plano de incentivos adaptado para as necessidades da sua empresa é um processo relativamente simples, ainda mais se você contar com essas dicas. Veja só: 

Estabeleça objetivos possíveis

Estabelecer metas executáveis é o primeiro passo para projetar um programa de incentivos efetivo, que não resulte em frustrações. Além disso, analise quais são as metas da sua empresa e as use para alicerçar os objetivos do seu programa de incentivos. 

Escolha recompensas vantajosas

Equipes de RH devem trabalhar em conjunto com os colaboradores para entender quais são os tipos de recompensas mais valorizadas entre a equipe. Isso ajuda sua empresa a focar esforços em iniciativas realmente efetivas e aumentar o engajamento das equipes. 

Alguns exemplos de recompensas são dias de folga, ingressos para cursos ou eventos, vales-presente, dentre outros. É importante que as premiações sejam condizentes com o orçamento da empresa. Prometer recompensas que não poderão ser entregues pode gerar uma quebra de confiança irreversível. 

Mantenha a comunicação simples

Para que o seu programa tenha uma boa taxa de adesão, é importante manter a comunicação clara e direta. Garanta que todos os seus colaboradores estão por dentro das regras e não tenham dúvidas sobre elas. 

Esteja disponível para ouvir

Construir uma boa cultura de employee experience por meio dos incentivos é um processo em constante aperfeiçoamento. Esteja sempre atento aos feedbacks da sua equipe e entenda como eles impactaram a vida dos seus colaboradores. Além disso, sempre procure maneiras de aplicar as críticas construtivas e criar um programa cada vez mais personalizado. 

Vantagens do cartão de benefícios flexíveis 

O modo como os benefícios são entregues é, por vezes, tão importante quanto a concepção de todo o programa. Por isso muitas empresas têm optado pelos cartões de benefícios flexíveis para ajudar nessa tarefa. 

Isso porque, como o nome já diz, eles oferecem mais flexibilidade para a escolha dos benefícios, além de serem mais práticos e fáceis de gerenciar. 

A Flash Benefícios, por exemplo, é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil e conta com soluções de premiação pensadas especialmente para otimizar programas de incentivo. 

Com a premiação e a premiação virtual da Flash, sua empresa pode oferecer uma alternativa fácil e rápida de incentivo para seus colaboradores. A função pode ser ativada de forma simples por meio do atendimento da Flash. 

Incentive seus colaboradores e alcance metas maiores. Visite o site e confira nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *