Benefícios Flexíveis: O que são e como aderir pra sua empresa?

Benefícios flexíveis são uma maneira da empresa motivar seus colaboradores, oferecendo flexibilidade para utilizar seus benefícios da forma como quiser.

O que são os benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis, como o nome já diz, são benefícios dados ao trabalhador que podem ser negociados e adaptados aos gostos e necessidades do mesmo, tendo uma maior variedade de possibilidades que um benefício comum.

São aqueles diferentes dos tradicionais e que a empresa pode combinar com o colaborador, levando em consideração suas preferências e necessidades. Eles são tendência mundial nas empresas, geralmente controlados por pontos e cada pessoa tem a liberdade de usar como achar melhor.

O que é benefício flexível?

Nas empresas, cada vez mais as equipes são compostas por pessoas bem diferentes entre si, por causa de idade, perfil e gostos pessoais. Esse é um motivo para as organizações oferecerem benefícios flexíveis para atender às necessidades de todos e reter seus talentos.

Muitos dos benefícios já oferecidos pelas empresas, como Vale Refeição e Vale Alimentação já são vistos pelos colaboradores como obrigatórios. Por isso, é interessante a empresa oferecer outros tipos de benefícios para manter seus talentos motivados, felizes e engajados. É importante proporcionar para eles um sentimento de importância na organização.

Quer contratar Benefícios Flexíveis para a sua empresa? Agende uma demonstração!

Como os benefícios flexíveis motivam os funcionários?

Flexibilizando os benefícios dos colaboradores, a empresa ajuda no aumento da satisfação, motivação e, como consequência, a produtividade da equipe. É comprovado que grande parte das empresas ranqueadas entre as melhores para se trabalhar adotam práticas de benefícios flexíveis.

Pelo fato de os colaboradores se sentirem felizes na empresa com seus diversos benefícios, há uma maior retenção dos talentos. Segundo pesquisa realizada pelo Glassdoor, 57% dos colaboradores do site afirmam que ter benefícios diferenciados está entre as principais considerações para aceitar uma proposta de emprego e permanecer na empresa.

Vantagens dos benefícios flexíveis para os colaboradores

A diversificação da carteira e opção de escolha de como gastar seus benefícios faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas, felizes e representadas no ambiente de trabalho. Podendo gastar com, por exemplo, cinema, teatro, show, programas com a família, entre outros.

O clima no ambiente de trabalho está diretamente relacionado ao relacionamento da empresa com seus colaboradores. Em um contexto de bastante trabalho, metas e exigências, é muito importante que a empresa equilibre esse aspecto. Uma das alternativas para isso é diversificar e flexibilizar os benefícios para os empregados.

Como implantar os benefícios flexíveis na empresa?

Implantar o sistema de benefícios flexíveis é uma opção válida quando pensamos no aumento da satisfação de toda a equipe e retenção de talentos. Muitos acham que a administração desses benefícios é complicada, mas não precisa ser.

Há opções no mercado que apresentam modelos de gestão prática, simples e intuitiva. Nesses casos, os responsáveis da empresa não precisam mais passar horas administrando e alimentando planilhas extensas com valores específicos para os diferentes benefícios de cada colaborador.

Liberte-se: preencha o formulário e conheça um mundo novo de benefícios

Como usar os benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis são sinônimo de mais liberdade para os colaboradores. Apesar disso, esse modelo de benefício corporativo não promove o uso indiscriminado dos saldos em qualquer categoria – pelo contrário. A gestão de benefícios flexíveis pode conferir muito mais controle para as equipes de Recursos Humanos.

Isso acontece porque, ao contratar benefícios como esses, a empresa pode personalizar os tipos de incentivos que deseja oferecer. A Flash, por exemplo, oferece soluções de alimentação, mobilidade, cultura, dentre muitas outras, mas cada empresa escolhe quais desses benefícios serão oferecidos.

Sendo assim, os colaboradores têm a flexibilidade de utilizar o saldo concedido dentro das opções oferecidas pela empresa. Entenda agora como utilizar algumas das principais categorias de benefícios flexíveis oferecidos:

Alimentação ou refeição: cartões com a funcionalidade de refeição ou alimentação podem ser usados em estabelecimentos como restaurantes, mercados, padarias e food trucks. Eles também podem ser utilizados no pagamento de delivery de comida, como iFood ou Uber Eats.

Mobilidade: os benefícios flexíveis relacionados à mobilidade têm muita utilidade para o colaborador. Ele pode ser utilizado na recarga de cartões de passagem, como os vales-transporte tradicionais, mas também pode ser usado em aplicativos de transporte, pagamento em oficinas mecânicas, postos de gasolina, dentre outros serviços.

Saúde e bem-estar: aqueles que contam com a solução de saúde e bem-estar podem utilizar o saldo de seu cartão em consultas particulares, farmácias e serviços de saúde diversos. Ele também pode ser usado no pagamento de serviços de saúde mental.

Cultura: os benefícios relacionados à cultura envolvem, por exemplo, eventos culturais, pagamento de ingressos em cinemas ou teatros, uso em livrarias e mais. Esse tipo de benefício também pode ser usado no pagamento de cursos ou palestras.

É importante lembrar que as possibilidades de uso variam de acordo com o pacote de benefícios contratado pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *