Benefícios flexíveis em 2022: projeções de cenário

As projeções de cenário para os benefícios flexíveis demandam um olhar cuidadoso para a saúde mental, as jornadas de trabalho diferenciadas, o anywhere office (escritório em qualquer lugar) e, é claro, o já famoso Auxílio Home Office.

Veja, neste post, como o mercado de benefícios flexíveis pode ajudar a sua empresa no novo normal!

Benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis já são uma tendência há alguns anos, especialmente em soluções de alimentação, transporte, saúde, cultura e educação. Por isso, existem soluções muito completas, que abrangem todas essas categorias e proporcionam mais autonomia para os colaboradores e mais destaque para as empresas.

Eles se adequam à realidade de trabalho dos profissionais e permitem que o time de Recursos Humanos vá ajustando os benefícios e as proporções de acordo com as necessidades das equipes. Tudo isso pode ser feito, ainda, por meio de cartões físicos com bandeiras de operadoras reconhecidas no mercado, como a Mastercard.

Projeções de cenário: como ficará o mercado de benefícios flexíveis?

A ideia é que os benefícios flexíveis estejam cada vez mais presentes na vida dos colaboradores. As mudanças nos pacotes de benefícios são urgentes em alguns negócios, de modo que um pacote que contenha o apoio à saúde psicológica, horários flexíveis e auxílio para o trabalho fora do escritório se torna a melhor opção.

Expectativa pós-pandemia

A pandemia forçou as empresas a sofrerem uma grande adaptação. O home office virou um dos principais regimes de trabalho e fez com que alguns benefícios ficassem um pouco descaracterizados, como o vale-transporte e o vale-refeição, por exemplo.

Com isso, o mercado de benefícios flexíveis ganhou muita força, pois as empresas que atuavam (ou que passaram a atuar com esse tipo de pacote) puderam ajustar os benefícios de acordo com a realidade das equipes. Esse foi o caso da inclusão do Auxílio Home Office, por exemplo.

A expectativa, agora, é que muitas empresas continuem atuando de forma mais flexível, com tendências como o anywhere office, home office, trabalho híbrido e por aí vai. Isso fará com que os pacotes de benefícios tenham que ser adaptados a essa realidade. Com isso, é provável que cada vez mais os benefícios flexíveis tenham espaço.

O novo normal

O novo normal é o fenômeno conhecido como o período em que uma sociedade se encontra após uma crise. Para o mundo corporativo, o novo normal são as novas realidades de trabalho, a chegada, quase que por completo, da transformação digital nas empresas e o cuidado que elas devem ter com a saúde mental dos colaboradores.

Tudo isso pode ser contemplado pelos benefícios flexíveis, que proporcionam vantagens competitivas nessas três frentes. Para os regimes de trabalho diferenciados, os benefícios se adequam à realidade dos times. No que tange à transformação digital, eles podem ser administrados pelo RH por meio de soluções digitais e aplicativos. 

Por fim, no quesito saúde mental, o oferecimento de benefícios flexíveis que favorecem a solução das necessidades dos colaboradores ajudam a mantê-los mais felizes e motivados no trabalho.
Gostou do post e quer saber mais sobre o mercado de benefícios flexíveis? Continue navegando pelo site da Flash!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *