Benefícios flexíveis e retenção de colaboradores: qual é a relação?

A retenção de colaboradores é um aspecto importante para qualquer empresa. Muitas vezes, oferecer salários competitivos não é o suficiente para manter um bom profissional. Assim, os benefícios flexíveis se tornam uma das principais ações para tentar mudar esse quadro. Acompanhe!

Benefícios flexíveis e retenção de colaboradores

Os benefícios flexíveis e a retenção de colaboradores têm tudo a ver um com o outro. Isso acontece porque o oferecimento de melhores benefícios faz com que os profissionais se sintam mais valorizados, motivados e engajados. Colaboradores que se sentem assim acabam não saindo da empresa com tanta facilidade, seja por turnover voluntário ou involuntário.

Relação

A relação dos benefícios flexíveis com a retenção de colaboradores – em especial os talentos – é que esse grupo de profissionais que se destacam no ambiente corporativo não busca apenas recompensas de natureza salarial.

Atualmente, os talentos querem se sentir valorizados, o que acontece quando benefícios flexíveis são oferecidos, por exemplo. Quando a empresa consegue identificar as necessidades dos colaboradores e as aplica na entrega dos benefícios, escolhendo os que mais se aproximam da realidade das equipes, é nítida a sensação de valorização dos profissionais.

As organizações estão investindo cada vez mais em proporcionar condições de trabalho melhores e benefícios personalizados. Então, se a sua empresa não correr atrás disso agora, pode ficar para trás e perder os melhores talentos. 

É preciso ressaltar que o oferecimento de benefícios flexíveis está sendo uma característica muito visada pelos profissionais que buscam uma colocação no mercado e também por aqueles que já estão trabalhando e buscam oportunidades melhores.

Turnover involuntário

Os benefícios flexíveis podem ajudar a minimizar o turnover involuntário. Esse tipo de turnover acontece quando os profissionais não cumprem cláusulas contratuais, possuem conflitos com outros colaboradores ou não conseguem ter uma boa performance na empresa, por exemplo.

Essa situação é péssima, pois faz com que a empresa tenha que dedicar um bom tempo a adaptar novos colaboradores, fazer treinamentos, pagar rescisões, entre outros. Por isso, ter uma boa estratégia para motivar os colaboradores antes que a demissão precise ser feita é o ideal.

Para resolver o problema do turnover involuntário, é interessante investir em benefícios flexíveis. Um bom plano de saúde, vale-cultura, vale-alimentação ou Auxílio Home Office, por exemplo, podem ser tudo de que o funcionário precisa para se motivar mais e voltar a trazer bons resultados.

Valorização dos colaboradores

Por fim, a valorização dos colaboradores aparece muito quando a empresa resolve adotar o modelo de benefícios flexíveis. Eles se sentem mais vistos e valorizados quando recebem benefícios que condizem melhor com suas realidades e necessidades.

O aumento da valorização também faz com que a produtividade aumente e que haja uma melhora do clima organizacional, além de ajudar na redução do absenteísmo e, é claro, fazer com que os talentos da empresa sejam preservados.

Benefícios flexíveis da Flash

A Flash é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Contamos com um sistema de inserção e administração de benefícios totalmente digital e intuitivo. Por isso, se você está buscando uma solução para reter colaboradores talentosos, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *