Benefícios flexíveis: a melhor forma do colaborador escolher os benefícios da sua empresa

Como conciliar as necessidades dos funcionários e mantê-los felizes com uma política de benefícios? Clique e confira como os benefícios flexíveis podem ajudar.

BENEFÍCIOS-FLEXÍVEIS

Nos últimos anos, a preocupação com a pluralidade da equipe tem se tornado prioridade para muitas empresas. Além de garantir um ambiente de trabalho mais interessante e multidisciplinar, uma equipe diversa também é um valioso recurso para o crescimento no mercado.

Ter um quadro de colaboradores plural, no entanto, apresenta diversos desafios para profissionais de Recursos Humanos (RH), sendo a gestão de benefícios o maior deles. Afinal, como conciliar todas as diferentes necessidades dos funcionários e mantê-los felizes com apenas uma política de benefícios?

É por isso que o interesse em benefícios flexíveis tem crescido nos últimos anos. Em um sistema como esse, os colaboradores têm o poder de escolher como usar seus benefícios dentro de um quadro de possibilidades predefinido.

Quer saber mais sobre o tema? Este artigo é inteirinho sobre isso, então não deixe de conferir!

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis fazem parte de um programa de gestão que garante poder de escolha aos funcionários. Dessa maneira, colaboradores podem decidir quais benefícios preferem receber ou como usar os créditos concedidos pela empresa em atividades preestabelecidas.

Os modelos tradicionais incluem benefícios básicos, como planos de saúde, seguro de vida, vale-transporte e alimentação.

Pacotes de benefícios flexíveis, por outro lado, incluem opções mais abrangentes, como auxílio-creche, descontos em cursos, academias ou outros serviços. Eles ainda são predeterminados pela empresa, mas oferecem mais independência aos colaboradores.

Benefícios flexíveis no Brasil

Os benefícios flexíveis são uma realidade em países como os Estados Unidos desde a década de 1970, mas têm ganhado força em outras partes do mundo nos últimos anos.

No Brasil, a sua implementação requer atenção  por parte das empresas. A mudança para um sistema de benefícios flexíveis, portanto, deve ser feita por meio de um acordo coletivo de trabalho, em que condições idênticas são fixadas para funcionários da mesma categoria.

Isso quer dizer que, para funcionários que exercem a mesma função, devem ser oferecidas as mesmas opções de benefícios, com valores iguais.

Benefícios flexíveis trazem diversas vantagens para gestão de RH

De acordo com uma pesquisa promovida pela Robert Half, grande empresa do ramo de consultoria de RH, o Brasil ocupa o primeiro lugar mundial em turnover de funcionários.

Desde 2010, esse número vem crescendo em 82% das empresas entrevistadas. Esse é um dado preocupante, já que conseguir perfis compatíveis com as  vagas é um dos maiores desafios para profissionais de RH.

Além de servir como trunfo para empresas durante processos de contratação, os benefícios flexíveis também costumam proporcionar outras facilidades na gestão de RH.

Algumas que podemos destacar, por exemplo, são as plataformas com fácil usabilidade, mais controle sobre os gastos e melhoria no clima organizacional da empresa.

Leia também: Benefícios flexíveis: o que são e como aderir?

Como os benefícios flexíveis motivam os funcionários?

A adoção de benefícios flexíveis é vantajosa para os funcionários e, consequentemente, para as empresas. Entenda melhor alguns dos principais pontos positivos da implementação de uma política de benefícios flexíveis.

Poder de escolha para colaboradores

Equipes diferentes têm necessidades diferentes. Proporcionar opções para seus funcionários e deixar que eles decidam quais delas mais se aplicam às suas necessidades individuais  pode gerar um grande valor para a empresa. Assim, um cenário como esse faz com que os funcionários sejam mais satisfeitos e produtivos em suas funções.

Ideal para empresas com equipes de todas as idades

Justamente porque possui uma gama ampla de benefícios, a implementação dessa nova política é proveitosa para colaboradores de todas as idades, desde aqueles mais velhos, com famílias e dependentes, até os mais jovens.

Ferramenta de atração e retenção de talentos

Os benefícios pesam cada vez mais na decisão de candidatos em ocupar vagas. Por isso, o trabalho da gestão de RH torna-se muito mais fácil quando há opções atrativas. Dessa maneira, os processos de contratação têm mais chances de sucesso porque o candidato enxerga mais valor na proposta da empresa.

Flash: a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil

Muitos têm a concepção equivocada de que a gestão de benefícios flexíveis é mais complicada. No entanto, isso não é verdade – principalmente se você conta com a Flash no seu time.

Somos a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil, oferecendo uma plataforma fácil de usar, com fluxos simples e que proporciona todo o controle de gerenciamento dos benefícios da  sua equipe.

Dessa maneira, você vai economizar tempo – chega de apenas preencher planilhas! – e garantir que seus esforços estejam sendo aplicados em tarefas que realmente trarão valor para sua empresa.

Entre em contato para entender como a Flash pode te ajudar a revolucionar a gestão de benefícios da sua empresa!

Ficou interessado e quer saber mais?

Acesse nosso site ou preencha o formulário que entraremos em contato. ✏️



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *