Atividades físicas nas empresas: por que é necessário?

O conceito de qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamentado em três eixos: o bem-estar físico, psicológico e sociocultural. 

Ao considerar os benefícios da prática de exercícios, é possível encontrar todos esses valores intrínsecos. Logo, pode-se afirmar que a promoção de atividades físicas nas empresas é fundamental para estimular a saúde e o engajamento de colaboradores.

Atividades físicas nas empresas

Vem se tornando cada vez mais comum ações motivacionais internas, promovidas pelos departamentos de Recursos Humanos (RH). Dentre todas as opções, a prática de atividades físicas nas empresas aparece como uma das mais completas e eficientes para engajar colaboradores e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

Vantagens

Investir nesse tipo de atividade tem impacto direto nos resultados de uma empresa. Isso porque os exercícios são benéficos para a saúde mental e são responsáveis por diminuir os níveis de estresse, ansiedade e sonolência. Além disso, o espírito de coletividade que esse tipo de ação costuma promover é capaz de unir a equipe e transformar o ambiente da empresa.

A atividade física também é fundamental para a melhoria dos aspectos físicos e fisiológicos do corpo humano, aumentando a imunidade, resistência muscular, circulação do sangue e a funcionalidade de membros e articulações. Isso tudo ajuda a tornar o trabalhador mais resistente a doenças e lesões, evitando faltas e melhorando seu desempenho.

Tipos de exercícios

Quando se fala em atividades físicas nas empresas, os tipos mais comuns de exercícios são a ginástica laboral e os alongamentos. O primeiro deles tem o objetivo de reduzir desconfortos e dores (muitas vezes causados por movimentos repetitivos), além de corrigir a postura. Já as sessões de alongamento são ótimas opções para quem sofre com problemas na coluna e nas articulações

Importância de convênios e parcerias

Para que todo evento ou atividade interna seja bem-executado, o ideal é apostar em convênios e parcerias com empresas especializadas, como academias, escolas de dança, clubes, entre outros. Com isso, a empresa garante um serviço de qualidade por condições especiais e, ao mesmo tempo, contribui para a promoção de uma melhor qualidade de vida de seus colaboradores.

Benefícios flexíveis

Cada vez mais utilizados no mercado e uma tendência global, os benefícios flexíveis são uma excelente ferramenta para motivar colaboradores e personalizar cada pacote. Com eles, é possível apostar, inclusive, em opções de saúde, bem-estar, cultura e mobilidade, variando de acordo com a prioridade de cada empresa.

Além de possibilitar uma grande variedade de vantagens para o profissional, essa modalidade tem uma capacidade de gestão que fornece muito mais controle para as equipes de Recursos Humanos. Ou seja, oferece mais liberdade de uso para os colaboradores (aumentando sua satisfação e produtividade) e menos prejuízo para as empresas.

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