A palavra “inovação” é colocada ao lado de “sucesso” quando o assunto são benefícios flexíveis

Rafael Novaes, gerente de Remuneração e Benefícios da Elanco, conta sobre alguns desafios enfrentados em relação à cultura organizacional e como os benefícios flexíveis ajudaram no momento de pandemia

Homem pousando para foto

Descrição gerada automaticamente

Muito se sabe sobre os desafios enfrentados diariamente pelo setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa. Eles podem ocorrer por diversos motivos e em vários níveis – mas nem todos são ruins! 

Em entrevista para a Flash, Rafael Novaes, Gerente de Remuneração e Benefícios da Elanco, deu insights sobre como os benefícios flexíveis foram importantes para diminuir os impactos das mudanças causadas pela pandemia de Covid-19.

Flash. Rafael, conte um pouco sobre o seu histórico profissional: por quais outras companhias você já passou?

Rafael Novaes. Eu comecei na área de recursos humanos em 2015 na farmacêutica Eli Lilly do Brasil, e em 2018 entrei para o time de recursos humanos da Elanco Saúde Animal para assumir a parte de Remuneração e Benefícios. Entre as duas empresas, eu tenho seis anos na área de gestão de pessoas. 

Na Eli Lilly, eu comecei como estagiário na área de Treinamento e Desenvolvimento e passei pela área de Recrutamento e Seleção também nesse período. Em 2016, fui efetivado em Treinamento e Desenvolvimento como analista. Depois, fiz a transição para o setor de Remuneração e Benefícios, tornando-me analista sênior em março de 2018. Foi um ano atípico porque tive duas promoções. Em novembro de 2018, me transferi para a Elanco como coordenador de área de Remuneração e Benefícios. Foi uma transição bem rápida de carreira entre as duas empresas. 

No momento em que cheguei, em 2018, éramos três (eu, a diretora de Recursos Humanos, e a minha parceira, da área de Aquisição de Talentos), e hoje estamos em onze profissionais. Foi um crescimento muito rápido da área de Recursos Humanos. E em março de 2021, fui promovido como gerente de Remuneração e Benefícios da Elanco.

Conte uma história ou um case profissional que vai inspirar outros RHs a alcançarem os seus desafios profissionais. 

Em 2020, a Elanco fez a aquisição da Bayer Saúde Animal.

Esse foi um desafio por três aspectos: o primeiro diz respeito à união das culturas, já que tivemos que implementar a nossa filosofia integrada, e comunicá-la a todos os colaboradores. 

Passamos por todas as fases da mudança: houve o que chamamos de descongelamento da cultura Bayer; a mudança em si (de líder, estrutura, benefícios e remuneração); e o reestabelecimento da mudança, ou seja, a internalização da cultura Elanco. 

Tivemos que fazer um grande trabalho de integração para que houvesse entendimento da cultura, por parte de todos, em um curto espaço de tempo e da forma mais clara possível. Foi um aspecto bem difícil, que tivemos que trabalhar bastante. 

Tivemos também que harmonizar toda a parte de remuneração e benefícios, o que exigiu uma equalização.

Outro desafio importante refere-se à questão do aumento operacional. Foi necessário compreender toda a estrutura para poder suportar a adaptação de todos os colaboradores, e manter o nível de atendimento e qualidade que temos como Recursos Humanos, uma área que está sempre cuidando das pessoas. Temos que ter pessoas para cuidar de pessoas (risos). Se não tivermos a quantidade adequada, não vamos conseguir dar a atenção necessária. Essa foi uma experiência bem interessante em minha carreira,

Eu poderia mencionar também outro case, que foi a construção da área em que atuo hoje. Em três anos, passamos de 1 para 6 pessoas no time. Estruturar uma equipe com as pessoas certas, com as habilidades certas e valores alinhados à cultura da empresa, não é uma tarefa fácil, mas foi algo que contribuiu muito para a minha evolução como líder, como profissional e como pessoa.

Qual aprendizado você teve?

Como aprendizado foi, principalmente, o desenvolvimento da minha liderança. Conseguir criar as competências necessárias e desenvolver as pessoas. Quando eu cheguei e recebi a missão de construir a área de Remuneração e Benefícios, eu ainda não possuía toda a visão de como seria o setor no futuro. Eu tive que mapear as necessidades e dores da área para propor soluções e saídas para a construção de um time. No entanto, eu também não tinha essa experiência completa. Então fui aprendendo no dia a dia. 

Foi bem interessante, porque também pude colocar em prática pontos que eu tinha visto no passado, principalmente na época que trabalhei com desenvolvimento de liderança na área de Treinamento e Desenvolvimento. Naquele momento aprendi que um líder sempre deixará um legado na vida de seu liderado, bom ou ruim, e que minha missão, a partir do momento em que me tornasse líder, seria lutar para que esse legado sempre fosse bom. 

Como você conheceu a Flash? 

O trabalho ofertado pela Flash é um benefício que eu sempre quis implementar, porque gosto muito da flexibilidade que ele proporciona, diferentemente do serviço mais engessado de outros fornecedores. 

Na Elanco, eu percebi que isso poderia ocorrer porque, quando começamos a construir a área de RH, havia um desejo de que os processos ficassem com a nossa forma de ser Elanco, ou seja, mais ágeis e com foco no cliente (nesse caso, nosso colaborador). 

“A flexibilidade trouxe várias possibilidades e saciou a vontade de cada pessoa. Afinal, a minha necessidade poderá ser diferente a de outro profissional” – Rafael Novaes 

Para conseguir implementar desenvolvemos um projeto piloto: colocando, primeiramente, o benefício de idiomas. Nesse quesito, a implementação da Flash forneceu autonomia de escolha ao colaborador. O retorno não poderia ter sido melhor: o pessoal amou! A flexibilidade trouxe várias possibilidades e atendeu os anseios de cada pessoa. Afinal, a minha necessidade poderá ser diferente a de outro profissional. 

Com o sucesso da implementação na parte de idiomas, agora complementamos a rede com  nossos outros benefícios: a parte de alimentação e refeição também estão na Flash, além da mobilidade. O pessoal está em êxtase (risos). Implementamos em junho deste ano e estão todos gostando muito, postando as fotos… recebi até mensagem no Instagram falando: “Esse cartão da Flash é muito legal! Ótimo para atender minhas necessidades!”. 

A Flash conseguiu resolver algum desafio do RH da empresa?

A Flash hoje é um parceiro altamente estratégico para a Elanco. Ela nos auxiliou e auxilia muito na pandemia que, aliás, também é um grande case. Esse “novo normal” fez com que todas as empresas precisassem se adaptar de uma forma muito rápida. Com a Elanco não foi diferente. Precisávamos entender o que estava acontecendo e correr atrás para ajustar processos, benefícios e remuneração, tentando lidar com tudo o que estava e ainda está ocorrendo no mundo todo.

Dentro disso, a Flash veio para nos ajudar. Tudo o que a gente propaga como parte da qualidade de vida, como a autonomia responsável do home office e o atendimento às necessidades das pessoas, está alinhado com o trabalho da Flash, sendo um diferencial importante para o nosso trabalho.

Liberte-se: preencha o formulário e conheça um mundo novo de benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *