10 dúvidas frequentes sobre o vale-refeição e o vale-alimentação

Você tem dúvidas sobre o vale-alimentação e refeição? As respostas para suas perguntas estão neste texto. Venha para o blog da Flash!

O vale-alimentação e refeição estão entre os benefícios mais importantes para funcionários e empresas de todo o Brasil. Ainda que eles não sejam benefícios obrigatórios, são muito populares e já se tornaram quase uma norma no mercado atual.

Apesar disso, ainda são muitas as dúvidas que permeiam o assunto. Por isso, preparamos um texto especial para respondê-las.

Não deixe de ler até o fim para entender melhor sobre os benefícios de oferecer o vale-refeição e o vale-alimentação para seus colaboradores!

8

Principais dúvidas sobre o assunto

É comum que a distribuição de benefícios fomente muitas dúvidas, afinal, são diversas variáveis envolvidas quando o assunto são benefícios corporativos.

A seguir, compilamos todas as principais dúvidas sobre o vale-alimentação e refeição para te ajudar a melhorar a política de benefícios da sua empresa. Entenda melhor nos tópicos abaixo!

Qual é a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

Ambos os benefícios são utilizados para a alimentação do funcionário, mas de maneiras diferentes.

Enquanto o vale-refeição é usado para a compra de comidas prontas, o vale-alimentação é utilizado na compra de produtos em mercados, mercearias e outros estabelecimentos.

O que os colaboradores não podem comprar com o vale-alimentação?

Funcionários que recebem o vale-alimentação não podem usá-lo para a compra de qualquer item não alimentício, como bebidas e cigarros, por exemplo.

Em quais locais o vale-refeição pode ser utilizado?

O vale-refeição é aceito em bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, praças de alimentação e outros estabelecimentos que vendem comidas prontas para o consumo.

Quais são as vantagens do vale-refeição e do vale-alimentação?

A principal vantagem desses benefícios é garantir que os colaboradores estarão bem-alimentados durante a jornada de trabalho. Esses tipos de cartões também conferem mais autonomia e satisfação aos funcionários, que poderão escolher o tipo de refeição que mais lhe agradam.

Leia também: 4 benefícios da contratação do vale-refeição para empresas

Qual é o valor mínimo para o vale-refeição e o vale-alimentação?

Esses benefícios não são obrigatórios, por isso, não há como estipular um valor mínimo ou máximo para a sua distribuição. Os valores podem variar de acordo com acordos sindicais, localização da empresa e, até mesmo, o aporte financeiro da companhia.

Existem descontos no salário?

De acordo com a legislação do Brasil, o empregador pode descontar determinado valor do benefício do salário do empregado. O desconto, no entanto, não pode ultrapassar mais do que 20% da remuneração total.

Em casos de férias, licenças e afastamentos, o colaborador perde o vale-refeição e o vale-alimentação

Uma empresa pode permanecer oferecendo o benefício durante períodos de afastamento, ou cessá-los temporariamente. Essa característica varia de acordo com a política de cada companhia.

A empresa é obrigada a fornecer os benefícios de alimentação?

Exceto em casos de acordos coletivos com sindicatos, as empresas não são obrigadas a fornecer o benefício em formato financeiro. No entanto, companhias que oferecem o vale-alimentação ou refeição têm incentivos fiscais garantidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Como oferecer mais benefícios além do vale-refeição e do vale-alimentação? 

Oferecer o vale-alimentação ou vale-refeição é um grande passo para a construção de uma política de benefícios revolucionária, mas nem sempre é o suficiente. Por isso, cada vez mais empresas aderem aos benefícios flexíveis, uma solução moderna e descomplicada de gerenciar benefícios empresariais e oferecer mais valor à proposta da sua empresa.

Utilizar benefícios flexíveis pode ser uma grande ferramenta de retenção e atração de talentos, uma vez que aumenta a satisfação dos funcionários e chama a atenção do mercado.

A Flash Benefícios é uma especialista no assunto, já que é a maior empresa de benefícios flexíveis do Brasil. Nossa solução conta com diversas opções de benefícios, variando desde o bem-estar e cultura até o vale-alimentação, refeição e soluções relacionadas à mobilidade.

Nosso cartão é aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos em todo o Brasil! Visite nosso site e descubra como gerenciar os benefícios da sua empresa pode ser simples com a Flash.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *